Jornal de Angola

TS quer juízes engajados na luta contra corrupção

- Maiomona Artur| Caxito

O juiz presidente do Tribunal Supremo (TS), Rui Ferreira, convidou ontem, em Caxito, os juízes a empenharem-se de corpo e alma no processo de combate à corrupção e impunidade, sem subjectivi­smo e motivações.

Em declaraçõe­s à imprensa, à margem da cerimónia de inauguraçã­o do novo edifício do Tribunal Provincial do Bengo, Rui Ferreira exortou os magistrado­s primarem por uma justiça que puna os criminosos e proteja as vítimas.

O presidente do TS lembrou que os juízes e os tribunais enquanto garantes da Constituiç­ão não devem ficar indiferent­es à lei e aos princípios do Estado de Direito. “Enquanto julgadores e fiscais de garantias, os juízes têm a obrigação de ser imparciais e justos nas decisões para o apuramento da verdade”, afirmou, acrescenta­ndo que “se tivermos de condenar, façamo-lo de modo exemplar e com rigor à lei.

Rui Ferreira manifestou­se preocupado com a falta de infra-estruturas judiciais a nível do país, sublinhand­o a necessidad­e da realização de “um trabalho urgente e amplo com vista a reforma judiciária, rumo a criação de 60 tribunais de comarca e cinco da Relação.

A governador­a do Bengo afirmou que com o novo edifício do Tribunal Provincial haverá maior espaço para a promoção dos serviços judiciário­s e penitenciá­rios.

Mara Quiosa defendeu a criação de “condições condignas” para o exercício da Justiça, para que os processos transitem com maior celeridade.

O ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Francisco Queirós, manifestou-se satisfeito com o funcioname­nto dos órgãos de Justiça. “No Bengo as coisas vão bem. Acabamos de assistir a demonstraç­ão disso”, disse.

 ?? MARIA JOÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO | CAXITO ?? Novo edifício do Tribunal Provincial foi inaugurado ontem
MARIA JOÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO | CAXITO Novo edifício do Tribunal Provincial foi inaugurado ontem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola