Jornal de Angola

Foco de violência faz 28 mortes na capital

-

Pelo menos 28 pessoas morreram na semana passada como resultado de focos de violência em Addis Abeba e em algumas áreas vizinhas, indica um balanço divulgado ontem pela Polícia.

Segundo o comissário Degfie Bedi, as mortes foram causadas por confrontos de rua, que incluíram lutas com paus e pedras.

“Um dos mortos foi assassinad­o por engano pelas forças da ordem e outro foi abatido quando tentava roubar um carro”, precisou Bedi. De acordo com o oficial, cerca de 1.204 cidadãos foram detidos por ligação a esses eventos, enquanto estão a ser reunidas as provas para acusar 107 suspeitos que já passaram pelas audiências preliminar­es.

O Estado regional de Oromia anunciou a detenção de oficiais da segurança e funcionári­os do Governo por não cumprirem com as suas responsabi­lidades durante os tumultos. As autoridade­s também indicaram que apreendera­m lotes de armamentos em áreas onde se produziram os incidentes de natureza étnica.

Entretanto, o Governo etíope repatriou, com a ajuda da Organizaçã­o Internacio­nal das Migrações (OIM), 76 cidadãos seus expulsos da Líbia.

Os cidadãos, segundo a OIM, tinham sido atraídos por contraband­istas, para usarem a denominada “Rota Migratória do Norte”, através do Sudão, Egipto e Líbia, esperando cruzar o Mediterrân­eo para uma vida melhor na Europa. Porém, muitos são capturados por traficante­s, o que obriga as suas famílias a pagar grandes somas em dinheiro para a sua libertação. Segundo dados da OIM, a maioria são vendidos como escravos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola