Jornal de Angola

EUA ameaçam Teerão com fortes medidas

-

O conselheir­o de Segurança Nacional da Casa Branca, John Bolton, disse na terça-feira que o Irão “pagará com o inferno” se prejudicar cidadãos norte-americanos, os Estados Unidos ou os seus aliados.

“Se se atravessar com os nossos aliados ou com nossos parceiros, se prejudicar os nossos cidadãos, se continuar a mentir, a enganar, sim, [o Irão] pagará com o inferno”, avisou Bolton na cimeira anual de lobistas Unidos Contra um Irão Nuclear. Na terça-feira, na Assembleia Geral das Nações Unidas, o Presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder iraniano, Hassan Rohani, trocaram algumas palavras que confirmam o momento de tensão nas relações entre os dois países.

Enquanto Trump pediu ao mundo para isolar o Irão, Rohani disse que o líder dos EUA quer que “todas as instituiçõ­es internacio­nais sejam ineficazes.”As declaraçõe­s de Bolton surgem depois, também, do atentado que causou 25 mortos, no sábado, durante uma parada militar na cidade iraniana de Ahvaz.

Teerão identifico­u como responsáve­is do ataque grupos separatist­as takfiri (radicais sunitas), argumentan­do que são “patrocinad­os por países reaccionár­ios árabes”, como a Arábia Saudita ou os Emirados Árabes Unidos, aliados dos Estados Unidos.

O Irão prometeu ao povo que “punirá os grupos terrorista­s e suas entidades afiliadas em qualquer lugar da região e do mundo.”

O líder supremo, Ali Khamenei, advertiu que estes países serão punidos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola