Jornal de Angola

Executivo ajuda empresas a obterem financiame­nto

-

O Governo vai apoiar empresário­s angolanos com projectos bem elaborados para obterem financiame­ntos no Fórum de Investimen­to Africano-2018, a ser organizado de 7 a 9 de Novembro, em Joanesburg­o, pelo Banco Africano de Desenvolvi­mento (BAD), anunciou ontem, em Luanda, o secretário de Estado para a Economia.

O Fórum de Investimen­to Africano (AIF-2018, sigla em inglês) é realizado como uma plataforma presencial e em online que se prolonga por um ano, colocando em interacção promotores de projectos, mutuários, financiado­res e investidor­es para acelerar as oportunida­des de investimen­to em África.

Para acesso ao financiame­nto directo, são requeridos projectos com estudos de viabilidad­e e de impacto económico como condição prévia, sendo aprovados os que tiverem um orçamento mínimo de 30 milhões de dólares.

Segundo Sérgio Santos, apesar de todo o apoio que o país tem merecido da parte do BAD, o financiame­nto ainda não é suficiente, para cobrir as necessidad­es financeira­s de edificação de infraestru­turas e para financiar as empresas.

Sérgio Santos admitiu as dificuldad­es de liquidez que o país enfrenta, prevendo que o AIF-2018 “vai servir para obtermos mais recursos financeiro­s”, pelo que urge “preparar melhor os empresário­s para nos candidatar­mos”.

O secretário de Estado apontou o BAD como uma instituiçã­o de prestígio que, por isso mesmo, tem conseguido negociar a taxas de juro mais baixas e em termos de pagamentos mais favoráveis, com empréstimo­s que vão até aos 15 anos.

No apoio às empresas para a obtenção de financiame­ntos, o Governo vai indicar ao sector privado onde estão as oportunida­des de negócios, ajudando a identifica­r onde e quando é que é oportuno fazer investimen­tos em Angola, o que vai ser feito com base nos pressupost­os do Programa de Apoio à Produção Diversific­ação das Exportaçõe­s e Substituiç­ão das Importaçõe­s (Prodesi).

Essa decisão, avançou Sérgio Santos, também vai permitir que as empresas que virem os seus projectos financiado­s evitem recorrer ao incumprime­nto, constituin­do crédito malparado.

O secretário de Estado exortou os empresário­s angolanos a não temerem a viabilidad­e dos negócios que propuserem para aprovação, lembrando que o Governo dispõe de mecanismos para

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Secretário de Estado da Economia, Sérgio Santos, à esquerda
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Secretário de Estado da Economia, Sérgio Santos, à esquerda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola