Jornal de Angola

Aeronave embate em cabrito

- Jaquelino Figueiredo

Um cabrito, que deambulava pela pista do aeroporto Comandante Ndozi, no município do Soyo, província do Zaire, causou um incidente envolvendo uma aeronave de pequeno porte, pertencent­e à Sonair, na tarde de segunda-feira, sem causar vítimas humanas.

Tudo aconteceu na altura em que a referida aeronave, com capacidade para 18 passageiro­s, se fazia à pista de aterragem e sem possibilid­ades de travagem embateu no animal, tendo o impacto danificado a hélice direita do avião, sem contudo a tripulação perder o controlo do aparelho.

O avião fazia a rota Cabinda/Soyo, com 16 ocupantes, dos quais dois membros da tripulação.

A administra­dora municipal do Soyo, Lúcia Tomás, que se deslocou ao Aeroporto Comandante Ndozi, disse à imprensa que aguarda pela informação formal da ENANA e da tripulação, no sentido de apurar-se responsabi­lidades.

“Os proprietár­ios das casas construída­s em volta do perímetro do Aeroporto Comandante Ndozi foram acusados de serem os proprietár­ios dos animais vadios que invadem diariament­e a pista de aterragem do Soyo, com todos os perigos que isso representa”, disse Lúcia Tomás. Acrescento­u que a administra­ção

vai realizar uma campanha de sensibiliz­ação, no sentido de a população encurralar os seus animais, para evitar situações do género ou piores.

A aeronave da Sonair já está a ser inspeccion­ada por peritos idos de Luanda.

Em comunicado de imprensa divulgado ontem, a Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea - ENANA - EP esclarece que no âmbito do seu compromiss­o com a segurança operaciona­l tem feito reparações e correcções na vedação do perímetro aeroportuá­rio do Soyo, que infelizmen­te tem sido vandalizad­o, o que pode provocar grandes constrangi­mentos à operação das aeronaves na pista e nos caminhos de circulação.

A ENANA apela ao Governo Provincial, Polícia Nacional e a todas entidades afins no sentido de criarem sinergias, visando sensibiliz­ar a população sobre os riscos inerentes à invasão do perímetro aeroportuá­rio, bem como a necessidad­e da preservaçã­o do bem público.

Combustíve­l apreendido

Cerca de vinte mil litros de combustíve­is foram apreendido­s, nos últimos sete dias, pela Polícia de Guarda Fronteira, no posto aduaneiro do Luvo, município de Mbanza Kongo (Zaire), por tentativa

de contraband­o e entregues à Administra­ção Geral Tributária (AGT) na região. A entrega oficial deste produto à AGT, cuja cerimónia ocorreu no referido posto fronteiriç­o, foi orientada pelo comandante da 3ª unidade da Polícia de Guarda Fronteira, superinten­dente-chefe, Delfino Nunda.

O combustíve­l, entre gasóleo e gasolina, estava a ser transporta­do para a República Democrátic­a do Congo (RDC) para ser comerciali­zado.

Delfino Nunda lembrou que se trata de uma transgress­ão comercial, pelo facto do combustíve­l comerciali­zado no território nacional estar ainda sujeito à subvenção de preços, por parte do Estado.

A comuna do Luvo dista 60 quilómetro­s a Norte da cidade de Mbanza Kongo, sede provincial.

 ?? ADOLFO DUMBO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? A aeronave envolvida no incidente está a ser inspeccion­ada
ADOLFO DUMBO | EDIÇÕES NOVEMBRO A aeronave envolvida no incidente está a ser inspeccion­ada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola