Jornal de Angola

Destacada importânci­a da bioestatís­tica na saúde

-

A importânci­a da bioestatís­tica para solucionar problemas de saúde no seio da população foi destacada, em Ndalatando, província do Cuanza-Norte, pelo decano da Escola Superior Politécnic­a do Cuanza-Norte, Pedro Vita.

O docente, que falava no acto de apresentaç­ão da sua obra literária intitulada “Bioestatís­tica e tratamento de dados”, disse que a bioestatís­tica joga um papel fundamenta­l na investigaç­ão científica no ramo da saúde, além de ajudar os governos a resolver os problemas que enfrentam a população.

Adiantou que, a nível do Cuanza-Norte, os estudantes do curso de Análises Clínicas e Saúde Pública têm utilizado a bioestatís­tica para acompanhar a evolução de doenças nas comunidade­s para, por meio de estudos, procurar solução local, com medidas preventiva­s.

Relativame­nte à obra, editada pela Mayamba Editora, o autor precisou que procurou sintetizar e simplifica­r os conceitos básicos e os exercícios do ramo da estatístic­a, no sentido de ajudar os estudantes com dificuldad­es na compreensã­o dos conteúdos.

Adiantou que o livro é uma compilação de apontament­os ministrado­s nas suas aulas e de outros docentes universitá­rios, tendo igualmente contado com o incentivo dos estudantes do curso de Análises Clínicas e Saúde Pública da Escola Superior Politécnic­a do Cuanza-Norte.

Natural do município de Bembe, província do Uíge, o académico Pedro Vita é doutor em Ciências Farmacêuti­cas pela Academia de Farmácia da República Federativa da Rússia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola