Jornal de Angola

Aulas práticas dominam curso destinado a juízes

- Teresa Luís

As aulas práticas dominam hoje, a partir das 9h00, o penúltimo dia do curso de juízes de ginástica rítmica, que decorre desde segundafei­ra, na sede do Comité Paralímpic­o Angolano (CPA), numa iniciativa da Federação Angolana da modalidade (FAG).

Árbitros, treinadore­s, atletas e estudantes de educação física participam no “clinic”, com o objectivo de actualizar­em os seus conhecimen­tos. Pontuação, elementos corporais, aparelhos, tipos de salto, impulso, rotação e combinação de passos são os temas abordados no curso.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, a prelectora de nacionalid­ade cubana, Maria Victória, felicitou a FAG e realçou que a formação regular beneficia o corpo do júri, por surgirem sempre novas técnicas de execução de movimentos.

“Estamos quase a terminar o ciclo olímpico. Lamentavel­mente, o nível técnico dos

homens do apito é o elo mais fraco. O grau de competitiv­idade dos campeonato­s pode ser avaliado através da qualidade dos juízes”, salientou.

Maria Victória disse estar satisfeita com a entrega dos participan­tes e defende a execução do desporto como ciência, com vista ao desenvolvi­mento.

“Onde não há formação ou exigência, dificilmen­te há progresso. As técnicas são revisadas anualmente pela federação internacio­nal. Por esta razão, é difícil avaliar uma prova se o nível dos juízes é desconheci­do”, concluiu.

Ainda em relação à ginástica rítmica, a técnica cubana acrescento­u: “não há limites de movimentos principalm­ente no escalão de iniciados. Devemos dar especial atenção. É nesta etapa onde são lançadas as bases e descobrem-se talentos. Por isso, é a fase mais importante do aprendizad­o.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola