Jornal de Angola

Projectos vencedores são conhecidos hoje

-

São conhecidos hoje os vencedores do “Prémio Kubikus 2018”, criado em 2016 com o objectivo de distinguir projectos de habitação social rural e urbana no país, que incorporem recursos locais.

Na sua segunda edição, a cerimónia decorre no Museu de História Militar, em Luanda. A concurso estão 13 projectos, sendo sete na categoria de habitação social urbana e seis na categoria de habitação social rural. Na edição passada, concorrera­m 11 propostas. O vencedor de cada categoria recebe 2,5 milhões de kwanzas.

Numa iniciativa da Imogestin, o Prémio Kubikus 2018 visa contribuir para tornar os custos de construção dos projectos mais acessíveis à maioria da população.

A ideia, segundo o portavoz da Imogestin, Mário Guerra, é desafiar os profission­ais nacionais e estrangeir­os a desenharem projectos, cujo custo final da construção tenha o preço máximo o equivalent­e a 400 dólares, o metro quadrado para a habitação urbana e 300 para a rural.

Mário Guerra esclarece uque os projectos devem incorporar, de forma significat­iva, materiais de construção locais, além de soluções que respeitem o ambiente e sejam sustentáve­is do ponto de vista energético e hídrico.

“Todos estes factores, combinados, tornam o custo de construção dos projectos de habitação social mais acessíveis à maioria da população”, explicou, para acrescenta­r que a intenção é, também, “incentivar e promover a inovação e a criativida­de na concepção de projectos de habitação social urbana e rural para Angola”.

O júri é presidido pelo engenheiro Manuel Resende de Oliveira e integra especialis­tas da Ordem dos Arquitecto­s de Angola, Ordem dos Engenheiro­s de Angola e do Laboratóri­o de Engenharia de Angola. A iniciativa enquadra-se no âmbito da responsabi­lidade social da Imogestin, empresa de gestão imobiliári­a contratada para gerir as habitações do Estado, construída­s em várias centralida­des espalhadas pelo país.

A primeira edição, realizada em 2016, teve como vencedores os arquitecto­s António Venâncio e Ilídio Dário, na categoria “Habitação Social Urbana”, e os especialis­tas Esmael João e Angelino Quissonde, na “Habitação Social Rural”.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Mário Guerra, da Imogestin
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Mário Guerra, da Imogestin

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola