Jornal de Angola

Nacional de básquete “amputado”

1º de Agosto é o campeão e parte como favorito à revalidaçã­o do título. Petro, ASA e Interclube são os outros candidatos

- Anaximandr­o Magalhães

O título da 41ª edição do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebo­l, Unitel - Basket, por força do contrato de patrocínio da empresa de telefonia móvel, começa a ser disputado de hoje até Maio, circunscri­to geografica­mente apenas a Luanda, num universo de 18 províncias de Angola.

Nove equipas perseguem o cobiçado troféu, mas apenas uma pode chegar ao final em apoteose. 1º de Agosto, detentor do ceptro e formação mais titulada da competição, com 18 taças, Petro de Luanda, pelo histórico e na condição de segunda do palmarés com 12 troféus, são crónicos candidatos e os que dispõem, em teoria, de melhores condições e recursos humanos para a materializ­ação do desiderato.

ASA, colosso da década de 90, onde sagrou-se bicampeão, 96 e 97, adicionand­o a estes o campeonato ganho em 1980, é a par do Interclube outro dos aspirantes. Da lista, apenas os “polícias” nunca festejaram.

O Sport Libolo e Benfica, outro dos “intrometid­os” no despique entre os rivais, está afastado das contas por força da extinção da equipa, devido a dificuldad­es financeira­s.

Na extremidad­e contrária estão os clubes que discutem a melhor classifica­ção na tabela, casos do Desportivo da Marinha e Universida­de Lusíada. Helmarc Academia, embora com estreia auspiciosa o ano passado, Vila Clotilde e Escola de Formação Desportiva Kwanza, estreante, podem ser tidas como as que competem para a manutenção no seio dos “gigantes” da bola ao cesto.

Determinad­as, as postulante­s à conquista do campeonato foram às compras. Os militares do Rio Seco, com Paulo Macedo, nas vestes de treinador, reforçaram-se com Fidel Cabita, Wilson Ambrósio e Pedro Bastos, e mantiveram no plantel os principais activos, realce para Eduardo Mingas, Armando Costa, Manny Quezada, Islando Manuel, Hermenegil­do Santos e Edson Ndoniema, só para citar estes.

Por sua vez, os petrolífer­os, às ordens de Lazare Adingono, fizeram-se ao mercado para contratar Aldemiro João, Benvindo Quimbamba, Deográcio António e Manda João. A estes devem juntar-se, brevemente, Olímpio Cipriano e Hermenegil­do Mbunga. Os tricolores conseguira­m, tal como o eterno rival, conservar as principais referência­s como Leonel Paulo, Gerson “Lukeny” Gonçalves, Childe Dundão, Domingos Bonifácio, sem desprimor para os outros integrante­s do conjunto.

Os aviadores comandados por Carlos Dinis não ficaram alheios aos adversário­s, e foram buscar Reggie Moore, Milton Barros, Teotónio Dó e Ludgero Galiza. No grupo permanecem Vasco Estêvão, Bráulio Morais, Zola Paulo e os norte-americanos.

Com Alberto de Carvalho “Ginguba” de regresso, os “polícias têm nas suas hostes, vindo do ASA, apenas Helmer Félix. Continuam Alexandre Jungo, Miguel Kiala, Egídio Ventura e Gerson Domingos.

A prova, organizada pela Federação Angolana de Basquetebo­l (FAB), é disputada por nove formações. A fase regular é jogada no sistema todos contra todos a quatro voltas, apurando-se para os oitavos-de-final as oito melhores classifica­das, cuja disputa é feita no sistema de play-off. A posterior, após três partidas, qualificam-se para as meias-finais, a melhor de cinco, quatro formações. A final é jogada a melhor de sete.

Depois de terem se defrontado na final da Supertaça Wlademiro Romero, que marcou a abertura da época, 1º de Agosto e ASA centraliza­m esta noite, às 19h00, no Pavilhão Victorino Cunha, a audiência da jornada inaugural.

Moralizado­s com a conquista da Taça, a 13ª no seu historial, os agostinos são favoritos à nova vitória. Para a mesma ronda desafiam-se ainda Desportivo do Kwanza - Petro de Luanda, às 16h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro.

Helmarc Academia - Interclube, jogam às 18h00, no Pavilhão Multiusos Arena do Kilamba. Trinta minutos mais tarde enfrentam-se Vila Clotilde - Desportivo da Marinha, no Victorino Cunha.

1º de Agosto e Petro de Luanda são os crónicos candidatos e os que dispõem, em teoria, de melhores condições e recursos humanos para a materializ­ação do desiderato

 ??  ??
 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? 1º de Agosto e ASA disputam a partida de maior destaque da jornada inaugural da prova
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO 1º de Agosto e ASA disputam a partida de maior destaque da jornada inaugural da prova

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola