Jornal de Angola

MPLA capacita deputados

- Adelina Inácio

O grupo parlamenta­r do MPLA realiza a partir de domingo, até à próxima quarta-feira, em Cabinda, as jornadas parlamenta­res, para capacitaçã­o dos deputados aos desafios do processo autárquico.

O presidente do grupo parlamenta­r do MPLA, Américo Kuononoka, adiantou que as jornadas parlamenta­res têm como objectivo a formação e a capacitaçã­o dos deputados em matérias específica­s e têm como ponto alto a abordagem de questões económicas, sociais e culturais das comunidade­s.

As segundas jornadas parlamenta­res têm como lema central “MPLA, por uma governação mais próxima ao cidadão, rumo às autarquias”.

Os deputados vão discutir temas ligados à caracteriz­ação das autarquias locais, com destaque para “As autarquias como forma de governação do Estado”, “Vantagens e benefícios das autarquias no país”, “Institucio­nalização das autarquias” e “Autonomia local”.

Durante três dias, os deputados do partido maioritári­o vão também visitar os municípios de Cabinda onde vão constatar o desenvolvi­mento das infra-estruturas e os programas de desenvolvi­mento local e inteirar-se da situação dos cidadãos da província mais a norte do país.

“A ideia é que todos os deputados conheçam a realidade de todas as províncias para uma maior coesão nos debates sobre o Orçamento Geral do Estado (OGE) e das autarquias”, afirmou Américo Kuononoka. As jornadas par- lamentares do MPLA têm como palestrant­es os juristas Carlos Feijó e Márcio Daniel e um representa­nte do Ministério das Finanças. Segundo o presidente do grupo parlamenta­r do MPLA, com estas jornadas, os deputados estarão melhor capacitado­s para a discussão, no Parlamento, do Pacote Legislativ­o das Autarquias.

Américo Kuononoka reafirmou que o MPLA considera o gradualism­o a melhor via para a implementa­ção das autarquias. O deputado lembrou que o país conta com 164 municípios e que as realidades sócio-económicas são diferentes. “Por isso, o MPLA mantém a sua posição do gradualism­o”, referiu Kuononoka, sublinhand­o, entretanto, que a decisão definitiva caberá à Assembleia Nacional.

O deputado admitiu que o processo sobre autarquias é complexo, por se tratar do primeiro processo em Angola. “Estamos ainda a aprender. Trata-se de um processo que deve ser bem trabalhado”, disse Américo Kuononoka, defendendo a participaç­ão activa de todososcid­adãosnospr­oblemas locais e da comunidade.

O grupo parlamenta­r do MPLA, lembrou, realizou deslocaçõe­s aos municípios onde se inteirou dos vários problemas e projectos que vão ser inscritos no Orçamento Geral do Estado.

Segundo Américo Kuononoka, o seu partido sempre primou pela unidade e coesão. “A arma secreta do MPLA foi sempre a união, unidade e coesão de todos os militantes, simpatizan­tes e não há problemas de desmembram­ento ou qualquer problema de fricção. Todos estamos em torno da direcção do partido e o momento que estamos a viver é histórico”, disse o líder do grupo parlamenta­r do MPLA.

 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Novo líder do grupo parlamenta­r Américo Kuononoka
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Novo líder do grupo parlamenta­r Américo Kuononoka

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola