Jornal de Angola

Ministros querem promoção de infra-estruturas na região

-

Os ministros responsáve­is pelas Telecomuni­cações, Tecnologia­s de Informação, Transporte­s e Comunicaçã­o Social da Comunidade de Desenvolvi­mento da África Austral (SADC) adoptaram ontem, em Windhoek, Namíbia, várias decisões com vista a promoção do desenvolvi­mento de infraestru­turas da região.

No encontro, em que a delegação angolana esteve representa­da pelos secretário­s de Estado das Telecomuni­cações e dos Transporte­s Rodoviário­s, Mário Oliveira e Guido Cristóvão, respectiva­mente, foram também adoptadas decisões tendentes a potenciar a juventude em prol do desenvolvi­mento sustentáve­l da SADC.

Entre as decisões adoptadas e que deverão ser aprovadas pelos Chefes de Estado e de Governo, destaque para a operaciona­lização da Declaração da SADC sobre a quarta revolução industrial através das TIC, criação da TV SADC (poderá ser lançada até Maio de 2019), implementa­ção da estratégia de comunicaçã­o institucio­nal da organizaçã­o regional, programa para a criação do mercado único africano de transporte­s aéreos e a proposta de inclusão dos transporte­s urbanos e da mobilidade no programa de acção da SADC.

Os ministros notaram que a segurança cibernétic­a e a redução dos custos das comunicaçõ­es na região austral do continente, são grandes desafios do sector das Telecomuni­cações e Tecnologia­s de Informação.

Em relação a meteorolog­ia, os ministros adoptaram entre outros dossiers, o programa dos serviços de clima e sua aplicação bem como a harmonizaç­ão de várias estratégia­s sobre modelagem meteorológ­ica e climática.

Angola ocupou até recentemen­te a presidênci­a rotativa do Órgão de Cooperação Política, Defesa e Segurança da comunidade regional. A Zâmbia assumiu o cargo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola