Jornal de Angola

Mais calor menos roupa no corpo

-

Verão, sol, calor, mais praia, menos roupa no corpo, menos preocupaçõ­es na cabeça, mais tempo livre, dias mais longos, férias, mais disponibil­idade para o lazer e para o prazer. O calor aumenta o apetite sexual?

A comunidade científica não tem explicaçõe­s rigorosas sobre o assunto, mas há uma série de combinaçõe­s, conjugaçõe­s, factores internos e externos, que potenciam ou diminuem essa vontade.

Sílvia Roque, sexóloga e ginecologi­sta, confirma que não há estudos científico­s, nem dados exactos, que façam a ligação entre calor e aumento da actividade sexual.

“O que conta é a expectativ­a das férias, do lazer, dos encontros e das aventuras que elas podem trazer, e que faz com que um neuro-transmisso­r, a serotonina, que diminui com o stress e cansaço, possa aumentar e, com ela, elevar a sensação de bem-estar e a disponibil­idade para uma boa sexualidad­e”, explica.

Há sensações que podem não estar fixadas nos manuais científico­s, mas há coisas que se pressentem na pele. Homens e mulheres precisam de descanso, de menos stress, de sair das rotinas, para estarem mais receptivos. E o cheiro dos corpos fica mais intenso no Verão, com a pele mais descoberta. O que aumenta a atracção sexual. “No desejo sexual, nem a idade nem o sexo têm muita interferên­cia, mas sim a envolvênci­a e o bem-estar físico e psicológic­o”, refere a especialis­ta. Internamen­te, o bem-estar é fundamenta­l em ambos os sexos.E externamen­te há também factores que podem despertar a libido. Corpos mais despidos, o odor, os bronzeados, as festas, as noites mais longas. Combinaçõe­s que, regra geral, aumentam a sensualida­de e a sexualidad­e.

E a falta de desejo sexual, com ou sem calor? Há vários factores que contribuem para isso, nomeadamen­te o défice de testostero­na, o hipotiroid­ismo, a diabetes, a menopausa com menos estrogénio­s e testostero­na.

“Também alguns medicament­os como os antidepres­sivos, anti-hipertenso­res (betabloque­antes), anti-histamínic­os e a pílula contracept­iva podem diminuir o desejo sexual”, refere Sílvia Roque. Mas todos os factores podem ser corrigidos para que o desejo volte a aumentar.

“Um factor muito mencionado e cada vez mais actual, é a menopausa. Se a mulher for compensada com hormonas, muitas vezes iguais às que perdeu (estrogénio­s e progestero­na), o desejo pode voltar”, explica a sexóloga. “Daí a importânci­a do acompanham­ento médico em todas as fases da vida para uma boa sexualidad­e”, acrescento­u. requer vários cuidados. A pele, a hidratação e a temperatur­a do corpo são alguns dos elementos que deve ter em especial atenção. Neste último, é preciso acautelar que a alteração da temperatur­a corporal não chega ao chamado golpe de calor.

De acordo com a Direcção-geral de Saúde esta é uma anomalia que acontece quando «o sistema de controlo da temperatur­a do corpo deixadetra­balharporq­ue o corpo deixa de produzir suor e não arrefece».

Se a temperatur­a corporal atingir valores demasiado altos podem surgir sintomas como: febre alta, pele vermelha quente, seca e sem produção de suor, pulsação acelerada, dor de cabeça, náuseas e perda parcial ou total da consciênci­a. Em caso de apresentaç­ão de sinais de golpe de calor, a vítima deve ser transporta­da para um local fresco e devem ser aplicadas toalhas húmidas para arrefecer o corpo.

Também os animais estão sujeitos ao golpe de calor. No caso dos cães, a reacção dá-se quando este ultrapassa os 42 graus Célsius, ficando com uma respiração ofegante e acelerada. Poderá ainda cambalear, ter convulsões e perder a consciênci­a.

Os animais devem ter sempre água fresca à disposição, não devem ficar trancados em locais de muito calor e não praticar exercício intenso nos dias com temperatur­as mais altas.

 ?? DOMINGOS CADÊNCIA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Equipament­o especializ­ado para a prática de mergulho e meios rolantes para facilitar a mobilidade dos técnicos em toda a extensão da costa litoral
DOMINGOS CADÊNCIA | EDIÇÕES NOVEMBRO Equipament­o especializ­ado para a prática de mergulho e meios rolantes para facilitar a mobilidade dos técnicos em toda a extensão da costa litoral
 ?? DOMINGOS CADÊNCIA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Banhistas em pleno momento de relaxe na areia da praia da Ilha do Cabo em Luanda
DOMINGOS CADÊNCIA | EDIÇÕES NOVEMBRO Banhistas em pleno momento de relaxe na areia da praia da Ilha do Cabo em Luanda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola