Jornal de Angola

CARTAS DOS LEITORES

- Grande número e podem contribuir para a redução da taxa de desemprego. ERNESTO LUCAS Maianga ALICE PANZO

Pequenas e médias empresas

Tenho acompanhad­o os debates que são promovidos pelos nossos órgãos de comunicaçã­o social, nomeadamen­te rádios e canais de televisão , e que se concentram nos nossos problemas económicos. É importante que os economista­s emitam opiniões sobre a nossa economia, para ajudar o Governo a encontrar as melhores soluções. É prudente ouvir os nossos economista­s, em particular os que estão nas nossas universida­des. Tendo em conta os complexos problemas que temos, ao nível da economia, importa que os governos contem também com académicos com elevados conhecimen­tos, para se resolverem muitos dos nossos problemas. O desemprego tem aumentado e afecta muitos milhares de jovens. É imperioso que se diminua considerav­elmente o número de desemprega­dos no nosso país, ou seja, daqueles cidadãos que procuram emprego mas não o encontram. Muitas empresas foram à falência, particular­mente pequenas e médias unidades de produção. É preciso, em tempo de crise, que se encontrem incentivos para que estas empresas que foram à falência voltem a produzir bens e serviços. A economia precisa dessas pequenas e médias empresas, pois elas existem em ARMANDA PINTO Talatona

O Esperance de Túnis

O 1 º de Agosto está nas meiasfinai­s, contra todas as previsões. Ninguém acreditava que a equipa militar pudesse eliminar a poderosa equipa do TP Mazembe e passar para as meias-finais. O 1º de Agosto está nas meias -finais e, por conseguint­e, entre os grandes clubes do continente africano. O 1º de Agosto anda hoje na boca do mundo desportivo africano, depois de ter eliminado o TP Mazembe. Afinal não é sempre que se elimina uma equipa com o poderio do TP Mazembe. Espero que os jogadores do 1º de Agosto continuem humildes nos dois jogos (primeira e segunda mão) que vão disputar com o Esperance de Túnis, uma equipa muito experiente e habituada à alta competição. Acredito que os jogadores do clube militar estão com o moral muito alto, depois de superarem uma equipa que, teoricamen­te, era superior ao 1º de Agosto. Que o sector defensivo do 1º de Agosto continue a ter um bom desempenho.

Esse sector é o mais forte da equipa militar, que sabe sair em contra-ataque. O 1º de Agosto vai certamente estudar minuciosam­ente os pontos fortes e fracos do seu adversário de terça-feira próxima, mas o Esperance de Túnis também vai fazer o mesmo. Que o 1º de Agosto , a exemplo do que fez com o TP Mazembe, entre em campo sem medo e faça o que sabe fazer muito bem.

Casas de banho nas escolas

É lamentável que ainda tenhamos escolas públicas sem casas de banho, com os alunos a serem obrigados a satisfazer­em necessidad­es fisiológic­as em terreno situado no interior dos seus estabeleci­mentos de ensino. Espero que o Ministério da Educação resolva esta situação no próximo ano lectivo .

Que o Ministério da Educação faça alguma coisa para que sejam previstas verbas no Orçamento Geral do Estado para se reabilitar­em as casas de banho das escolas públicas em todo o território nacional. Ter casas de banho em escolas é básico. Trata-se, para mim, de um problema de fácil resolução. Que as entidades competente­s façam visitas às escolas públicas para saberem das condições em que os alunos estudam.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola