Jornal de Angola

Reino Unido congela financiame­nto directo

-

O Governo do Reino Unido anunciou ontem a decisão de congelar o financiame­nto directo à Zâmbia devido ao alastramen­to dos casos de corrupção que envolvem membros ligados ao Governo.

Um porta-voz do Governo zambiano lamentou já a decisão, que disse ser “desproposi­tada e injusta”, e informou que uma ajuda de 4.3 milhões de dólares destinada a apoiar famílias pobres acabou por não ser concretiza­da.

O mesmo porta-voz disse que o Governo zambiano está comprometi­do com a transparên­cia e anunciou que tinha pedido ao Reino Unido uma moratória de quatro meses para auditar situações que se podem considerar “suspeitas.” Na sequência da decisão anunciada pelo Reino Unido, a Finlândia e a Suécia suspendera­m igualmente as ajudas financeira­s à Zâmbia.

O congelamen­to destas ajudas financeira­s surge numa altura em que o Governo do Presidente zambiano, Edgar Lungu, está sob uma forte pressão para explicar o destino de anteriores financiame­ntos que, supostamen­te, nunca chegaram a ser aplicados para os fins destinados.

Recentemen­te, o alto comissário britânico para a Zâmbia, Fergus Cochrane-Dyet, havia anunciado a decisão de o Governo do seu país congelar os financiame­ntos directos à Zâmbia, inserindo essa medida na política de “tolerância zero” que o país tem em relação a casos de fraude e corrupção.

 ?? DR ?? Executivo do Presidente Edgar Lungu está sob forte pressão
DR Executivo do Presidente Edgar Lungu está sob forte pressão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola