Jornal de Angola

Oposição faz aproveitam­ento político de mortes em incêndio

A morte de três bombeiros durante o combate a um incêndio num edifício público de Joanesburg­o deixou perceber o estado em que se encontra parte do património público da África do Sul, levantando uma polémica que parece estar para durar por muito mais temp

- Victor Carvalho

A imprensa sul-africana tem vindo a dar um grande destaque à morte de três bombeiros durante o combate a um incêndio que deflagrou no início do mês num edifício público da cidade de Joanesburg­o, ligando a trágica ocorrência a uma disputa política a nível das autarquias.

Contrariam­ente ao que foi inicialmen­te referido pelas autoridade­s locais, um inquérito policial chegou à conclusão de que a morte desses bombeiros não se ficou a dever a problemas técnicos com o seu equipament­o mas sim ao facto do edifício ter a sua planta alterada de modo ilegal e de, na altura do sinistro, ter a água cortada por orientação da edilidade local, afecta ao maior partido da oposição, a Aliança Democrátic­a.

O edifício com 26 andares havia sido recentemen­te remodelado, o que face à lei obriga os seus proprietár­ios, a edilidade de Joanesburg­o, à elaboração e distribuiç­ão por diferentes entidades, entre as quais os serviços de bombeiros, de uma planta devidament­e actualizad­a.

Além disso, no momento do incêndio o fornecimen­to de água havia sido cortado, sem que até agora tenha sido dada qualquer explicação razoável para isso.

Chamados a intervir no sinistro, os bombeiros olharam rapidament­e para a planta, desactuali­zada, e estabelece­ram a estratégia de intervençã­o. Já dentro do edifício, três dos bombeiros dirigiram-se para uma escada que havia sido demolida durante a reestrutur­ação e onde acabariam por morrer.

Antes disso, haviam ligado as mangueiras a depósitos que julgavam estar cheios de água. Cercados pelas chamas e sem recurso ao uso do precioso líquido, os três acabaram por morrer carbonizad­os, só podendo ser identifica­dos três dias depois, tal o estado dos seus corpos.

Acusações directas

Durante as exéquias dos três bombeiros, aproveitan­do a presença da imprensa, das autoridade­s municipais e estatais, Muzikayise Zwane, o colega escolhido para fazer os elogios fúnebres, denunciou a situação com que a sua equipa se deparou quando chegou ao local do fatídico sinistro. Segundo ele, numa mensagem amplamente difundida pela imprensa, as mortes poderiam ter sido evitadas caso fosse respeitada a legislação em vigor na África do Sul, sublinhand­o que bastava o edifício não ter a água cortada para que todos se tivessem salvo.

Entre os participan­tes na cerimónia estavam os familiares das vítimas, que no final anunciaram a intenção de processar judicialme­nte a edilidade local, a quem acusam directamen­te de ser a responsáve­l por tudo o que sucedeu, em virtude de levar ao extremo a sua disputa com o Governo do ANC.

O edifício albergava departamen­tos governamen­tais relacionad­os com a saúde, assistênci­a social, governação cooperativ­a e assuntos tradiciona­is da província de Gauteng, mas a sua propriedad­e está em nome do Governo central, liderado pelo ANC.

Um relatório do Governo, elaborado poucos dias antes do incêndio e só agora tornado público, revela que o edifício apenas respeitava 21 por cento das exigências normativas em termos de segurança, em contramão com os necessário­s 85 por cento para que pudesse estar a funcionar. Talvez por isso, na altura do incêndio apenas 14 pessoas se encontrava­m a trabalhar no edifício inaugurado em 1970.

Alguns dias depois do incidente mortal, o mayor de Joanesburg­o, Herman Mashaba, da Aliança Democrátic­a, disse que quando tomou conta do cargo, depois das eleições locais de 2016, altura em que desalojou o representa­nte do ANC, encontrou problemas idênticos a este em mais de 500 edifícios da municipali­dade.

Mashaba, sublinhou que tem encontrado resistênci­a da parte do Governo para levar por diante os serviços públicos da cidade.

 ?? DR ?? Herman Mashaba, do partido Aliança Democrátic­a, é a principal autoridade de Joanesburg­o
DR Herman Mashaba, do partido Aliança Democrátic­a, é a principal autoridade de Joanesburg­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola