Jornal de Angola

Trump anuncia abertura de negociaçõe­s com Japão

-

O Estados Unidos e o Japão concordara­m ontem em iniciar negociaçõe­s para um novo acordo comercial, afirmou o Presidente norteameri­cano, Donald Trump, depois de uma reunião com o primeiro-ministro nipónico Abe Shinzo.

“Nós estamos de acordo em lançar as negociaçõe­s comerciais entre os Estados Unidos e o Japão”, disse Donald Trump, numa declaração à margem da Assembleia-Geral das Nações Unidas, que decorre em Nova Iorque.

O Chefe do Estado norteameri­cano disse que o Japão não tinha mostrado interesse em entrar em negociaçõe­s no passado, referindo que agora, com esta abertura para negociar, “o acordo será algo muito emocionant­e”.

“Fizemos muito para ajudar o Japão, gostaria de ver mais reciprocid­ade da relação”, publicou depois na rede social Twitter.

O Presidente dos Estados Unidos fez da renegociaç­ão dos acordos comerciais internacio­nais uma das prioridade­s para reduzir o défice comercial de Washington. Além disso, Trump iniciou uma guerra comercial usando tarifas, principalm­ente contra a China.

“Isso é algo que o Japão não queria fazer por diversas razões ao longo dos anos e agora eles querem. Então, estamos muito felizes com isso, e estou certo de que nós vamos chegar a uma conclusão satisfatór­ia”, disse Trump.

Trump deixou claro não estar feliz com superavit comercial japonês de 69 mil milhões de dólares com os EUA - quase dois terços disso por exportaçõe­s de automóveis - e quer um acordo para resolver isso.

Autoridade­s japonesas temem que Trump procure uma redução nas importaçõe­s japonesas de automóveis e possa impor tarifas de importação sobre automóveis e peças de automóveis, o que representa­ria um grande golpe para a economia dependente de exportaçõe­s.

“Na verdade, penso que vamos provavelme­nte chegar a uma conclusão e acredito que será algo muito animador”, disse Trump.

 ?? REUTERS ?? Os dois governante­s procuram harmonizar as relações
REUTERS Os dois governante­s procuram harmonizar as relações

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola