Jornal de Angola

Brasil reforça segurança para as presidenci­ais

-

Quase 500 municípios brasileiro­s vão contar com o reforço das Forças Armadas para garantir a segurança nas eleições presidenci­ais de Outubro, informaram ontem fontes oficiais.

A maioria das localidade­s que solicitara­m o envio de um contingent­e de tropas do Exército encontra-se nas regiões norte e nordeste do país, pautadas pela pobreza e pela violência, conforme indica o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), órgão que supervisio­na as eleições no Brasil.

Numa primeira decisão, aquele tribunal determinou o reforço federal para 370 localidade­s em sete estados brasileiro­s, sendo eles Mato Grosso do Sul, Ceará, Acre, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro.

Em reunião, os juízes do TSE aprovaram a actuação de contingent­es em 117 cidades nos estados do Pará, Amazonas, Mato Grosso, Tocantins e outras 10 cidades no Piauí.

“Os pedidos foram feitos pelos juízes das respectiva­s zonas eleitorais em cada estado com o objectivo de garantir a normalidad­e da eleição, o livre exercício do voto e o bom desenvolvi­mento na hora de apurar os resultados”, indicou o tribunal num comunicado.

Os pedidos aprovados serão agora encaminhad­os para o Ministério da Defesa, responsáve­l pela planificaç­ão e execução das acções im-plementada­s pelas Forças Armadas.

Segundo o documento Atlas da Violência de 2018, nas regiões norte e nordeste do Brasil encontram-se os sete Estados com maior taxa de homicídio por cada 100.000 habitantes, casos do Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Pará, Amapá, Pernambuco e do Estado da Bahía.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola