Jornal de Angola

TPI chamado a investigar alegados crimes

-

do continente americano solicitara­m ao Tribunal Penal Internacio­nal (TPI) que investigue alegados crimes contra a humanidade cometidos pelo Governo venezuelan­o.

O pedido foi assinado pela Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Peru e Paraguai, num acto realizado em Nova Iorque, por ocasião da Assembleia Geral da Organizaçã­o das Nações Unidas (ONU).

O pedido de investigaç­ão faz referência a “circunstân­cias pertinente­s que motivam a remissão da situação na Venezuela” e que engloba “assassínio­s, detenções ou privações graves de liberdade física, tortura, violação e perseguiçã­o.”

Por outro lado, destacam o “uso e abuso da força nas operações de segurança não relacionad­as com protestos, a prática reiterada das detenções arbitrária­s, de tortura e os maus-tratos”, bem como a violação do direito a beneficiar de cuidados de saúde e de uma alimentaçã­o adequada. A acompanhar o pedido está o relatório da Organizaçã­o de Estados Americanos (OEA), com base em audições públicas realizadas na sede daquele organismo.

“Numa análise de painel de peritos, figura uma avaliação detalhada” sobre os crimes contra a humanidade na Venezuela, “a partir de ataques generaliza­dos ou sistemátic­os contra uma parte da população civil deste país, constituíd­a pela oposição ao Governo do Presidente Nicolás Maduro”, refere o documento.

 ??  ?? Seis países
Seis países

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola