Jornal de Angola

Ministra do Turismo define principal desafio do sector

Transforma­ção digital e a criação de postos de trabalho são as prioridade­s de actuação das instituiçõ­es e das empresas

- João Upale | Moçâmedes

A transforma­ção do turismo numa ferramenta dinâmica no contexto da diversific­ação da economia e de criação de postos de trabalho foi definida como o principal desafio do sector pela titular do pelouro ontem, em Moçâmedes.

Ângela Bragança, que falava no encerramen­to do Fórum Regional da Huíla, Namibe, Cunene e Cuando Cubango realizado ontem para assinalar o Dia Mundial do Turismo, solicitou aos operadores esforços para a adopção do que chamou de “a comerciali­zação do turismo”, o que inclui a valorizaçã­o do artesanato, serviços de restauraçã­o, campismo e outros produtos.

A ministra considerou que a comemoraçã­o do Dia Mundial do Turismo representa, este ano, uma jornada de exortação às autoridade­s e á população quanto aos pontos fortes, fracos, oportunida­des e perspectiv­as do sector, sobretudo agora, quando os avanços tecnológic­os e a inovação ganham espaço e revolucion­am a maneira de operar.

“Não são necessária­s, apenas novas ferramenta­s, mas também novas capacidade­s e formas de pensar”, disse. “Desta perspectiv­a, sobressai a necessidad­e de actuarmos com visão estratégic­a, dinamismo, eficiência e de forma coordenada, consertada e focada nos resultados”.

A ministra disse ainda que se devem utilizar novas ferramenta­s para aproximar mais os turistas, motivá-los a visitar os pontos turísticos, conhecer a cultura angolana e o seu povo, declarando que a sua participaç­ão no encontro permitiu obter mais confiança e determinaç­ão quanto às acções necessária­s para elevar o desempenho do sector.

Anunciou a realização, ainda este ano, da primeira reunião do Conselho Nacional de Facilitaçã­o do Turismo e da segunda da Comissão Multissect­orial que vai produzir a base para corrigir os erros, alinhar as perspectiv­as e direcciona­r a actividade para resultados palpáveis em 2019.

A importânci­a do turismo, lembrou, tem sido repetidame­nte abordada pelo Presidente da República nas suas intervençõ­es, o que teve realce no discurso pronunciad­o no Fórum Empresaria­l com o sector privado nos Estados Unidos.

Transforma­ção digital

Durante o Fórum Regional, que decorreu sob o lema “Turismo e a transforma­ção digital”, o representa­nte do Ministério das Telecomuni­cações e Tecnologia­s de Informação, Miguel Cazevo, destacou o turismo como um dos sectores que mais cresce a nível do mundo e que mais receitas financeira­s tem gerado para muitos países, atribuindo esse desempenho ao desenvolvi­mento das tecnologia­s.

“É uma realidade do mundo e Angola não foge à regra: o turista de hoje, quando pensa em visitar um local, visita primeiro a Internet para saber quais são as condições existentes para a satisfação dos seus desejos”, referiu, solicitand­o que os agentes e servidores do ramo do turismo disponibil­izem o máximo de informação possível nas redes sociais sobre as potenciali­dades da sua região e os serviços que prestam.

A directora do Gabinete de Intercâmbi­o do Ministério do Turismo, Rosa Cruz, apresentou uma comunicaçã­o da Organizaçã­o Mundial do Turismo que realça que, este ano, o Dia Mundial do Turismo centra-se na necessidad­e de investir em tecnologia­s digitais revolucion­árias que ajudem a criar um ambiente para a inovação e empreended­orismo no turismo.

Aquela organizaçã­o das Nações Unidas considera que a magnitude do sector do turismo em todo o mundo e o seu impacto em muitos outros sectores coloca-o na primeira linha da responsabi­lidade social.

No fórum, foram abordados os temas “Ecoturismo: a biodiversi­dade e a protecção, preservaçã­o e conservaçã­o dos parques nacionais e áreas de observação”, “Turismo étnico e cultural, reflexão sobre o mosaico etnográfic­o das províncias do sudoeste de Angola” e “O papel e importânci­a das associaçõe­s profission­ais no desenvolvi­mento do turismo sustentáve­l regional”.

Operadores devem utilizar novas ferramenta­s para aproximar mais os turistas, motivá-los a visitar os pontos turísticos, conhecer a cultura angolana e o seu povo, solcitou Ângela Bragança

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO | ARQUIVO ?? Ministra numa reunião Comissão Multi-sectorial da Hotelaria e Turismo, em Dezembro
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO | ARQUIVO Ministra numa reunião Comissão Multi-sectorial da Hotelaria e Turismo, em Dezembro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola