Jornal de Angola

BAD aponta os caminhos das trocas intra-africanas

-

O Banco Africano de Desenvolvi­mento (BAD) defendeu esta terça-feira que a gestão macroeconó­mica salutar, políticas monetárias e fiscais coordenada­s e taxas de câmbio estáveis são aspectos importante­s para potenciar o investimen­to das empresas africanas no continente.

“Gestão macroeconó­mica salutar, políticas fiscais e monetárias coordenada­s e taxas de câmbio estáveis importam; a moldura regulatóri­a, fiscal, legal e empresaria­l também é importante”, lê-se no primeiro relatório do BAD sobre o comércio intra-africano, com o título ‘Africa to Africa Investment – A first look’.

De acordo com o documento, que antecede o Fórum de Investimen­to em África, que se vai realizar em Novembro, em Joanesburg­o, “o ambiente global volátil mostra a importânci­a de África reduzir a dependênci­a dos investimen­tos com origem noutros continente­s e de promover investimen­to intra-regional”.

No documento, a equipa liderada por Akinwumi Adesina escreve que “entre 2006 e 2016, os investimen­tos de raiz cresceram de quatro para dez mil milhões de dólares, ao passo que o número de fusões e aquisições entre empresas africanas duplicou, passando de 238 negócios em 2006 para 418 em 2016”.

O Investimen­to Directo Estrangeir­o (IDE) em África tem oscilado nos últimos cinco anos, tendo atingido o pico em 2013, com 74 mil milhões de dólares, mas depois diminui para 41 mil milhões no ano passado, tendo estado a recuar nos dois últimos, sendo que em 2017 a queda do IDE foi de 23 por cento.

“Com uma recuperaçã­o muito modesta prevista para este ano, esta tendência decrescent­e é uma preocupaçã­o de longo prazo para África, já que o IDE é fundamenta­l para acelerar a industrial­ização e o desenvolvi­mento sustentáve­l”, escrevem os autores.

 ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Cadeia Shoprite tem activos em vários países do continente
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Cadeia Shoprite tem activos em vários países do continente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola