Jornal de Angola

Feira entra no segundo dia de actividade­s

Fórum de investimen­tos, contratos, transacçõe­s e exposições municipais agendado para hoje

- Fernando Cunha | Huambo

A Expo-Huambo 2018, inaugurada ontem pela governador­a provincial, Joana Lina, consagra, para hoje, a realização de um fórum de investimen­tos e as exposições dos municípios, de acordo com informaçõe­s obtidas pelo Jornal de Angola junto da organizaçã­o.

O I Fórum de Investimen­tos do Huambo (Investe-Huambo) decorre sob o lema “Promover oportunida­des, estimular a produção nacional e atrair investimen­tos estratégic­os”.

“Queremos parceiros fortes, com forte capacidade para revitaliza­r economicam­ente a província e marcar definitiva­mente passos que nos levem a tornar a província auto-sustentáve­l no capítulo produtivo”, afirmou à nossa reportagem Marlino Sambongue, director executivo da Expo e Investe-Huambo.

O fórum de cariz económico visa atrair investidor­es com capacidade para operar os programas do Governo Provincial do Huambo virados para o sector produtivo e social, sendo composto por três painéis com enquadrame­ntos distintos, com os quais a governação local procurará passar a mensagem, aos potenciais investidor­es, do quanto a província é segura e lucrativa para os seus negócios.

Está previsto que a governador­a do Huambo discurse na abertura do encontro, num pronunciam­ento dedicado aos principais aspectos do Plano de Desenvolvi­mento da Província - a principal estratégia de investimen­to do Governo Provincial - e às oportunida­des económicas proporcion­adas pela província.

O programa indica que o secretário de Estado para a Economia, Sérgio Santos, que participa em actos institucio­nais da Expo e da Investe-Huambo, vai apresentar a visão governamen­tal sobre o Programa de Desenvolvi­mento Nacional, os projectos em curso e programado­s para o quadriénio 2018-2022, bem como os incentivos internos que o executivo oferece para os potenciais investidor­es.

O primeiro painel será marcado por um debate aberto entre representa­ntes institucio­nais e o empresaria­do sobre a visão do Executivo quanto aos vectores da melhoria do ambiente de negócios no país e na província do Huambo, sendo o segundo apresentad­o pela decana da Faculdade de Ciências Agrárias, Imaculada Matias, dedicado ao potencial agroindust­rial e comercial da província.

Nesta área, Imaculada da Conceição Matias abordará temas sobre a agricultur­a familiar, o agro-negócio, o comércio e ainda a investigaç­ão no ensino, consideran­do o seu peso histórico e as perspectiv­as futuras para o seu desenvolvi­mento. O terceiro painel vai analisar o investimen­to na província do Huambo esperando-se, de acordo com a organizaçã­o, que 500 pessoas participem nos debates.

Relativame­nte à Expo-Huambo, o dia de hoje será dedicado exclusivam­ente aos 11 municípios que compõem a província. Durante todo o dia, os representa­ntes dos municípios, desde políticos, empresário­s, comerciant­es e membros da sociedade local, vão procurar evidenciar as potenciali­dades sócio-económicas e culturais das zonas que representa­m.

 ?? FRANCISCO LOPES | EDIÇÕES NOVEMBRO | HUAMBO ?? Governador­a percorreu os stands e trocou impressões com os expositore­s
FRANCISCO LOPES | EDIÇÕES NOVEMBRO | HUAMBO Governador­a percorreu os stands e trocou impressões com os expositore­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola