Jornal de Angola

Famílias desalojada­s beneficiam de apoios

- Victorino Matias

Mais de 60 pessoas da comuna do Camissombo, município do Lucapa, na província da Lunda-Norte, que perderam as suas casas em consequênc­ia das fortes chuvas que se abateram sobre a região, receberam da Endiama, por intermédio da Fundação Brilhante, apoio em material de construção e bens alimentare­s.

As chuvas das últimas semanas destruíram na referida comuna 32 residência­s.

No quadro da sua responsabi­lidade social e institucio­nal, a Fundação Brilhante, que desenvolve a actividade social da empresa diamantífe­ra, fez a entrega à Administra­ção Municipal do Lucapa de 27 toneladas de vários produtos, tais como material de construção, em que se destaca chapas de zinco e sacos de cimento, para que os sinistrado­s possam construir as suas residência­s.

Foram entregues também bens alimentare­s constituíd­os por sacos de arroz, feijão e fuba de milho, caixas de óleo alimentar, caixas de atum e sardinha, assim como sabão, mantas e roupas. No acto da recepção, o administra­dor municipal do Lucapa, Rogério Fangana, agradeceu o gesto da empresa diamantífe­ra e ressaltou a necessidad­e de as pessoas que receberam material de construção erguerem as suas casas em terrenos indicados pela área de fiscalizaç­ão da administra­ção local, que oferecem condições de segurança ambiental e sistemas de urbanizaçã­o.

O administra­dor municipal do Lucapa apelou à população da comuna do Camissombo no sentido de evitar construir moradias em zonas considerad­as de risco, de forma a acautelar os efeitos das calamidade­s naturais que causam danos no seio das famílias.

As construçõe­s desordenad­as, segundo o administra­dor, contribuem também para a destruição de infraestru­turas, porque “as águas das chuvas não encontram caminho por onde passar.”

 ?? BENJAMIN CÂNDIDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Empresa diamantífe­ra doou materiais de construção
BENJAMIN CÂNDIDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Empresa diamantífe­ra doou materiais de construção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola