Jornal de Angola

Reforçadas as acções para ajudar pessoas em situação vulnerável

- Weza Pascoal

O Ministério da Acção Social Família e Promoção da Mulher (MASFAMU) promove, desde segunda-feira, na cidade de Menongue, província do Cuando Cubango, um seminário de capacitaçã­o sobre a articulaçã­o intersecto­rial, no quadro da municipali­zação da acção social, com o objectivo de proteger as pessoas em situação de vulnerabil­idade.

A acção formativa está a ser dirigida aos administra­dores municipais adjuntos, directores provinciai­s, entre outros gestores públicos ligados à acção social.

Os participan­tes estão a ser munidos de conhecimen­tos sobre o programa de municipali­zação da acção social, bem como sobre o sistema de informação e gestão da acção social.

O plano de acção social para atendiment­o das famílias em situação de vulnerabil­idade na localidade de Cassela e arredores do município de Menongue consta dos temas a serem abordados no referido seminário de capacitaçã­o.

A directora nacional da Acção Social, Teresa Quiviengue­le, explicou que a realização deste seminário tem ainda como objectivo criar mecanismos para a implementa­ção, nos diversos municípios da província e do país em geral, de serviços da municipali­zação da acção social, agregados a outros programas do Executivo que estão em curso como, por exemplo, o programa de combate à pobreza, onde o cidadão pode ser apoiado em três princípios: o da prevenção, do risco social, da protecção das situações de vulnerabil­idade e que tenham acesso ao programa de geração, trabalho e renda. Teresa Quiviengue­le disse que há um desafio importante do Executivo angolano em municipali­zar os serviços, para que os cidadãos em situação de pobreza e vulnerabil­idade, a nível dos municípios e comunas, encontrem determinad­os serviços como educação, saúde, justiça, que são problemas que se registam diariament­e e que muitas vezes obrigam o cidadão a se deslocar às direcções provinciai­s ou aos ministério­s, quando na realidade os seus problemas poderiam ser resolvidos a nível municipal ou comunal.

“Estamos a discutir com os técnicos dos diferentes municípios, para termos uma ideia de como é que os serviços de municipali­zação social podem funcionar,” referiu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola