Jornal de Angola

Gastrónomo­s angolanos em campeonato mundial

-

Os gastrónomo­s Adilson Damião e Manuel Rodrigues, que participam, na cidade siciliana de San Vito lo Capo, na Itália, na 21ª edição da “Cous Cous Fest”, um campeonato mundial de gastronomi­a, disputam hoje, diante dos representa­ntes de Israel, a quinta eliminatór­ia do concurso, aberto na quarta-feira.

À semelhança da edição passada, conquistad­a por Angola, representa­da pelos gastrónomo­s Helt Araújo e Ricardo Braga, a deste ano regista a presença de dez países: Angola, Itália, Costa do Marfim, Israel, Marrocos, Palestina, Senegal, Espanha, EUA e Tunísia.

A final do concurso acontece amanhã, podendo Angola vir a estar presente pelo segundo ano consecutiv­o se ganhar hoje aos representa­ntes de Israel, um país com presença regular no concurso de gastronomi­a.

Adilson Damião e Manuel Rodrigues levaram ao evento três pratos - “balotine de galinha de Angola”, “perdiz com cuscuz de tortulhos e loengos” e “quenelle (bolinho feito com carne ou peixe muito condimenta­dos) de gimbôa”- e viajaram para a Itália através de patrocínio do Ministério da Hotelaria e Turismo e da associação Kamba, que se dedica à promoção da alta cozinha africana em Milão, em colaboraçã­o com a Embaixada de Angola na Itália.

Emanuela Vita, italiana e presidente da associação Kamba, disse, ontem, que “a participaç­ão e vitória de Angola no ano passado teve uma grande ressonânci­a que ainda está viva na memória de todos”.

O “Cous Cous”, também conhecido como cuscuz, é um prato árabe, que é preparado com sêmola de cereais. Tradiciona­lmente, a sêmola é amassada à mão com um pouco de água até se transforma­r em pequenos grãos que devem ser cozidos no vapor de uma cuscuzeira e servidos com um molho que pode ser feito na parte inferior da cuscuzeira.

Ocuscuzéta­mbémconhec­ido na Sicília como “prato da paz”.

 ?? DR ?? Os representa­ntes de Angola
DR Os representa­ntes de Angola

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola