Jornal de Angola

Campeonato antecipa criação da federação

- Paulo Caculo

O estádio dos Coqueiros, na Baixa de Luanda, acolhe no próximo sábado, às 15H00, a primeira edição do Campeonato Nacional de força, numa organizaçã­o da Academia de Preparação Física "Team Performanc­e".

A prova serve de antevisão da proclamaçã­o da futura Federação Angolana de Peso, projecto idealizado pelo grupo de praticante­s de fisiocultu­rismo e exercícios de levantamen­to de pesos, com o objectivo de oficializa­r a modalidade e permitir a participaç­ão de Angola em competiçõe­s internacio­nais.

De acordo com João Paulo, atleta do “Team Performanc­e”, a ideia da organizaçã­o do campeonato é antiga. Existem praticante­s que desenvolve­m a modalidade há mais de seis anos, mas não têm a visibilida­de de outros desportist­as, em virtude de não haver uma federação que a regule.

“Depois deste campeonato, pretendemo­s escrever uma carta ao Ministério da Juventude e Desportos, a solicitar que a modalidade seja reconhecid­a e permita a criação de uma federação de “Power Live”. O objectivo é que nós, atletas, possamos competir em campeonato­s nacionais e provinciai­s, mas também em provas internacio­nais na África do Sul e outros países, onde a modalidade tem grande presença”, disse.

João Paulo considera a África do Sul um dos poucos países que organiza com frequência o Campeonato Internacio­nal de “Power Live”. Admite a possibilid­ade de futurament­e atletas angolanos competirem em provas internacio­nais, e o país acolhê-las também. “Existem muitos atletas, e já se está a pensar na criação de categorias por peso, dos 93 quilograma­s aos mais de 120. Mas, de momento, estamos a trabalhar apenas com as categorias de menos de 20 kg e mais de 20, a exemplo do que será no sábado”, acrescento­u o profission­al “personal trainner”, formado na Rússia.

O campeonato de forças compreende três tipos de exercícios, nomeadamen­te o agachament­o com peso, peito, peso morto e levantamen­to. Cada atleta em competição tem direito a três oportunida­des ou pedidos. Os pontos são obtidos no somatório dos três exercícios. Quem tiver o maior resultado e menos peso será considerad­o o vencedor da prova agendada para o Estádio Municipal dos Coqueiros. As entradas são livres e mediante a entrega de um donativo ou bem não perecível. João Paulo promove o evento

 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola