Jornal de Angola

Ginastas reclamam entrega dos prémios

- Teresa Luís

Cinco meses depois, as Selecções Nacionais de ginástica nas disciplina­s de rítmica, tumbling e duplo-mini, em ambos os sexos, reclamam a recepção dos prémios correspond­entes à conquista de 60 medalhas no Campeonato Africano do Egipto, a serem atribuídos pelo Ministério da Juventude e Desportos .

Das 108 medalhas em disputa na prova, Angola conquistou seis de ouro, 28 de prata e 26 de bronze. Na época, a ministra Ana Paula do Sacramento Neto, em cerimónia realizada na Galeria dos Desportos, garantiu a entrega da recompensa.

O Jornal de Angola apurou, de fonte próxima à federação, que os ginastas e encarregad­os de educação acusam o órgão reitor da modalidade de conivência. “Os atletas querem dar entrevista­s sobre o assunto, e condiciona­m a participaç­ão nos Jogos da SADC e Mundial de tumbling”, disse.

Segundoale­i,novemildól­ares é o valor a ser pago para as medalhas de ouro, quatro mil e500(prata)etrêse600(bronze). Ao terminar no segundo lugar do “Africano”, atrás do Egipto, os ginastas qualificar­am-se para os Jogos Africanos da Juventude, disputados recentemen­te em Argel, e os Jogos Olímpicos da categoria, marcados para a Argentina, de 8 a 16 de Outubro.

Em reacção, o director de Comunicaçã­o e Imagem do Minjud, Joaquim Clemente garantiu a entrega dos prémios em breve. “Já entregamos o dossier todo ao Ministério das Finanças. Aguardamos apenas que sejam disponibil­izadas as verbas. Tão logo isso aconteça, vamos cumprir o prometido, segurament­e”, garantiu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola