Jornal de Angola

D’Agosto afina detalhes para vergar Esperance de Túnis

Rubro e negros cumprem esta manhã, no França Ndalu, mais um treino, no quadro da preparação do duelo com o Esperance

- Honorato Silva

“É mais um adversário de peso. Mas sabemos que o objectivo em casa é vencer. Faremos tudo para vencer o jogo. Vai ser difícil, mas tudo é possível

Em contagem decrescent­e, para a abertura da meia-final da Liga dos Clubes Campeões Africanos de futebol, frente ao Esperance de Túnis, terçafeira às 17h00, no 11 de Novembro, o 1º de Agosto realiza mais um treino, hoje às 9h30, no relvado do Estádio França Ndalu, sem qualquer lesionado.

O penúltimo ensaio do desafio que assinala o reencontro dos militares do Rio Seco, com a formação tunisina, outro colosso do continente, cinco anos depois, deve ser dominado pelo reforço da componente táctica do jogo. A equipa técnica, comandada pelo sérvio Zoran Maki, tem privilegia­do o estudo da movimentaç­ão do adversário, sobretudo no processo ofensivo.

Travar os pontos fortes dos tunisinos às ordens de Khaled Ben Yahia, cuja matriz assenta num sólido (4-2-31), com o centro do jogo no meio campo, é a aposta dos tri-campeões nacionais, que esperam anular a influência do triângulo com vértice ofensivo formado por Franck Kom (Camarões), Fousseny Coulibaly (Costa do Marfim), duplo pivô, e Ghaylen Chaaleli na ligação ao ataque, apoiado por Youcef Belaili e Anice Badri, para municiar o finalizado­r Taha Yassine Khenissi.

No mesmo desenho táctico, o 1º de Agosto tem em prontidão, para a disputa na “casa de máquinas”, Show e Macaia (Mário), no tampão defensivo, bem como Ibukun, médio que pisa as duas áreas, a ligar a defesa ao ataque integrado por Geraldo, Mongo e Jacques, obrigado a abanar o forte tunisino composto por Rami Jeridi (baliza), Ayman Ben Mohamed Khalil Chemmam (cap), Chamseddin­e Dhaouadi e Sameh Derbali.

Distinguid­os no país e em África, pela solidez defensiva, os rubro e negros apostam na rapidez de reflexos de Tony Cabaça, guarda-redes do “onze” da segunda “mão” dos quartos-de-final, após travar, em Lubumbashi, os penalties cobrados por Ben Malango e Tresor Mputu, na eliminação do TP Mazembe, como no espírito combativo de Isaac (Mingo Bile), Dani Masunguna (cap), Bobó e Paizo (Anderson Guelor).

O reencontro com o campeão africano de 1994 e 2011, finalista derrotado em 1999, 2000, 2010 e 2012, coloca à mesa contas de outras refregas por ajustar, visto que em quatro jogos os visitantes estão em vantagem (três vitórias e um empate), seis golos marcados e apenas dois sofridos.

As equipas jogaram pela última vez nos meses de Março e Abril de 2013, para a primeira eliminatór­ia da Liga dos Campeões, com triunfo do Esperance, nos dois desafios, por 1-0. Mas, a memória que persiste no tempo é a da final da Taça dos Vencedores das Taças, em 1998, na qual a equipa angolana perdeu (1-3), fora de casa, e empatou (1-1) em Luanda.

Em alta competitiv­a, apesar do desgaste físico resultante da maratona de jogos, os pupilos de Zoran Maki estão apostados em interrompe­r a hegemonia dos tunisinos na disputa com as equipas nacionais. Masunguna personific­a a confiança do grupo.

“É mais um adversário de peso. Mas sabemos que o objectivo em casa é vencer. Faremos tudo para vencer o jogo. Vai ser difícil, mas tudo é possível. Se chegámos até aqui, é porque temos valor para ultrapassa­r o próximo adversário”, afirmou o “capitão”.

Esperance atento

Aguardado em Luanda amanhã, o Esperance de Túnis, presente nas meiasfinai­s depois de eliminar os compatriot­as do Etoile du Sahel, vencedor do 1º de Agosto, preparar a disputa com cuidado, isso para evitar passar pela experiênci­a do TP Mazambe.

Na quarta-feira, a equipa de Ben Yahia empatou (11), em casa, frente ao Stade Tunisien, para a terceira jornada do campeonato. O treinador deixou de fora nove titulares, numa clara gestão do plantel, a pensar na vitória já no 11 de Novembro.

 ?? JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Técnico Zoran Maki tem privilegia­do nas sessões de treino o reforço da componente táctica
JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO Técnico Zoran Maki tem privilegia­do nas sessões de treino o reforço da componente táctica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola