Jornal de Angola

Sete soldados mortos em ataque terrorista

-

Sete soldados das Forças Armadas do Mali e um condutor civil foram mortos no centro do país quando dois veículos de uma missão de escolta foram atingidos por explosivos improvisad­os na fronteira territoria­l de Tombouctou (norte) e Mopti (centro), comunicou ontem o Ministério da Defesa.

O Governo “encoraja as Forças Armadas a prosseguir­em com a missão de protecção” de todo o território do Mali, que continua a ser atingido pela violência jihadista, apesar de cinco anos de operações militares internacio­nais”, refere o mesmo comunicado.

Desde o primeiro trimestre de 2012 que o norte do Mali foi ocupado por grupos jihadistas ligados à Al-Qaeda, depois da derrota do Exército maliano numa rebelião dominada inicialmen­te pelos tuaregues.

Os jihadistas foram em grande parte expulsos ou dispersos após o lançamento, em Janeiro de 2013, por iniciativa de França, de uma intervençã­o militar que ainda está em andamento.

Áreas inteiras estão fora do controlo das forças do Mali, da França e das Nações Unidas, regularmen­te alvo de ataques mortais, apesar da assinatura, em 2015, de um acordo de paz, supostamen­te com o objectivo de isolar os jihadistas.

Desde 2015, esses ataques espalharam-se para o centro e sul do Mali e o fenómeno está a espalhar-se para os países vizinhos, particular­mente Burkina Faso e Níger.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola