Jornal de Angola

Netanyahu acusa Irão de esconder as armas

Israel considera conciliado­ra por continuar a negociar com as autoridade­s de Teerão

-

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, acusou ontem o Irão de possuir um “local de armazename­nto atómico secreto” na capital do país e censurou os países europeus pela atitude “conciliató­ria” face a Teerão.

“Aquilo que o Irão esconde, Israel vai encontrar”, assegurou na tribuna da reunião anual da Assembleia Geral da ONU. Apelou ainda à Agência Internacio­nal de Energia Atómica (AIEA) para “inspeccion­ar imediatame­nte o local antes que os iranianos o esvaziem.” Em paralelo, o primeiro-ministro israelita acusou os países europeus de atitude “conciliató­ria” face ao Irão, por tentarem retomar o comércio bilateral apesar das actividade­s nucleares dos iranianos.

Netanyahu evocou as ingerência­s históricas da Europa no Médio Oriente para criticar a posição dos líderes europeus de manterem a defesa do acordo nuclear iraniano de 2015. Este plano permite o levantamen­to das sanções em troca da limitação das actividade­s nucleares do Irão.

Após anunciar o que definiu como novas provas sobre actividade­s nucleares secretas dos iranianos, questionou-se: “estes líderes europeus não aprenderam nada da História? Será que vão acordar?”

O Presidente dos EUA, Donald Trump, retirou-se do acordo de 2015, mas as potências europeias consideram que vai persuadir o Irão a tornar-se mais cooperativ­o e transparen­te sobre as suas actividade­s nucleares.

Irão nega acusações

O chefe da diplomacia iraniana, Mohammad Javad Zarif, rejeitou as acusações do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, sobre a existência de “um armazém nuclear “secreto” no país.

“Nenhum espectácul­o (...) vai conseguir disfarçar o facto de Israel ser o único país na nossa região que tem um programa de armas nucleares 'secreto' e 'não declarado'“, disse Zarif numa mensagem difundida através da rede social Tweer.

Na quinta-feira, Netanyahu acusou o Irão, durante o discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, de manter um “local de armazename­nto atómico secreto”, em Teerão.

 ?? DR ?? Chefe do Governo israelita evoca ingerência dos europeus no Médio Oriente
DR Chefe do Governo israelita evoca ingerência dos europeus no Médio Oriente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola