Jornal de Angola

Construção em argila ganha prémio Kubikus

- Madalena José

O Prémio Kubikuz 2018 na categoria “A”, de Habitação Social Urbana, foi quintafeir­a atribuído pela Imogestin a uma dupla de técnicos angolanos pela utilização de materiais nacionais, incluindo a argila, na edificação de uma vivenda de dois pisos.

O arquitecto Manuel Pestana e engenheiro Elísio Mangueira estão ligados ao sector privado e juntaram-se a outra dupla formada por Teka Paulo dos Santos e Deodato Jorge Mariata, da Faculdade de Arquitectu­ra da Universida­de Agostinho Neto (UAN), que venceu na categoria “B”, de Habitação Social Rural.

Os premiados destacaram-se no uso intensivo de materiais locais em projectos habitacion­ais, recebendo, cada uma das duplas, um cheque de 2,5 milhões kwanzas, um troféu e certificad­os. Treze projectos foram submetidos ao concurso realizado para apuramento dos vencedores, sendo sete na categoria de Habitação Social Urbana e seis na de Habitação Social Rural, de acordo com declaraçõe­s da organizaçã­o.

Manuel Pestana declarou à imprensa, depois da premiação, que o projecto no qual trabalhou tem em conta as dificuldad­es que o país atravessa na disponibil­ização de divisas para importar materiais de construção.

O projecto representa uma alternativ­a a essa limitação, propondo a edificação de habitações com recurso a matéria-prima local como argila e outros materiais, que configuram soluções aceitáveis pela abundância e por não poluírem o ambiente.

A ministra do Ordenament­o do Território e Habitação, Ana Paula de Carvalho, lembrou que a crise económica afectou a todos os domínios da vida do país, retirando vitalidade ao imobiliári­o, registando-se um aumento da procura por moradias. Ana Paula de Carvalho considerou necesà sárias as soluções que tornem as habitações sociais se tornem mais baratas e sustentáve­is do ponto de vista do ambiente, com aplicações que, devidament­e adopatadas, possam ser aplicadas em habitações socais das zonas urbanas e rurais.

A ministra assinalou que o aumento dos preços dos materiais de construção faz com que as camadas mais desfavorec­idas da população vivam em habitações sem as condições desejáveis, o que deixa o país muito longe do alcance do 11.º Objectivo de Desenvolvi­mento Sustentáve­l (ODS), da Organizaçã­o das Nações Unidas.

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Vencedor do prémio Kubikuz
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Vencedor do prémio Kubikuz

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola