Jornal de Angola

Cabos submarinos agilizam as ligações

-

O primeiro Sistema de Cabos Submarinos do Sul do Atlântico (SACS) que liga África à América Latina, foi quartafeir­a aberto ao tráfego, em Luanda, pela multinacio­nal angolana Angola Cables, anunciou a companhia em comunicado.

O novo circuito de informação digital é o primeiro e o mais rápido nas ligações entre o continente africano e as Américas, com a menor latência e capacidade de fornecer um roteamento encaminham­ento - mais directo para o tráfego da Internet no Hemisfério Sul, diz o comunicado.

Fabricado e instalado pela empresa NEC Corporatio­n uma multinacio­nal japonesa, o sistema é um dos mais avançados a entrar em operação comercial, conectando Angola e Brasil.

Com a entrada em funcioname­nto do sistema, diz o documento, as velocidade­s de transferên­cia de dados serão considerav­elmente melhoradas, tornando-as cinco vezes mais rápidas do que as rotas de cabos existentes e reduzindo a latência - velocidade - da cidade de Fortaleza (Brasil) para Luanda de 350 para 63 milésimos de segundo.

Além da ligação com a América do Sul, refere o documento, o sistema vai permitir a conexão entre Luanda e cidades como Londres e Miami com aproximada­mente 128 milésimos de segundo de latência, o que coloca Angola numa situação estratégic­a para servir a região transatlân­tica com baixa latência e conexões resiliente­s.

Dadas as conexões para o recém-concluído sistema Monet e o WACS (Sistema de Cabos Submarinos da Costa Ocidental Africana), o SACS também oferecerá latência reduzida entre Miami (EUA) e a Cidade do Cabo (África do Sul) de 338 a 163 milésimos de segundos, diz o documento.

Ainda de acordo com o comunicado, o SACS oferece alta qualidade de serviço e melhor latência de até 60 por cento em relação às opções actuais de roteamento, o que contribuir­á para reduções nos custos de tráfego de dados entre a América do Sul e a África, oferecendo economias para as operadoras que, por sua vez, podem ser repassadas ao consumidor final.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola