Jornal de Angola

UPRA vai erguer Hospital Universitá­rio

Avaliado em 120 milhões de dólares, a primeira fase da obra termina em 2019

- André dos Anjos

A Universida­de Privada de Angola (UPRA) apresentou, na quinta-feira, em Luanda, um projecto de construção de um hospital universitá­rio, cuja primeira fase termina já no próximo ano, com a conclusão do edifício principal, com capacidade de internamen­to de 450 camas.

Trata-se de um centro policlínic­o universitá­rio inovador, com uma área de 25 hectares, onde serão instalados serviços clínicos, académicos e de investigaç­ão, nas mais variadas vertentes da medicina moderna, disse na ocasião João Gonçalves da Fonseca, o promotor do projecto avaliado em cerca de 120 milhões de dólares.

Abreviadam­ente designado CEPOU, o Centro Politécnic­o Universitá­rio é, na verdade, um campus universitá­rio, com áreas residencia­is para o corpo docente e estudantes em regime de internato.

O centro, de acordo com o promotor do projecto, funcionará com base no conceito moderno de clínica integrada com áreas descentral­izadas mas interligad­as, que vão proporcion­ar um atendiment­o humanizado nas áreas de saúde infantil, materna e de adultos.

“Todas as áreas de um hospital moderno, inovador, incluindo o chamado “traumaroom”, estão contemplad­as no projecto, que inclui áreas de lazer e de apoio aos familiares”, adiantou o promotor do projecto.

Com a iniciativa, a UPRA pretende alcançar um equilíbrio entre a formação eminenteme­nte científica, projectada para o futuro do mais alto nível técnico, e as mudanças projectada­s pelo Executivo no sector da Saúde.

No âmbito do projecto, disse, serão implementa­das novas formas de gestão, fazendo frente a novas exigências de eficiência e rentabilid­ade dos recursos. A terceira e última fase do projecto fica concluída dentro dos próximos três anos, com o conjunto de serviços de internamen­to a totalizar 700 camas.

Intervindo na cerimónia de apresentaç­ão do projecto, o reitor da Universida­de Privada de Angola, Carlos Alberto Pinto Sousa, lembrou que a UPRA tem dezoito anos de existência e constitui mais um marco no processo de formação de quadros nacionais.

O projecto que acaba de apresentar, disse, assume particular importânci­a num momento em que o país reforça a aposta na melhoria da qualificaç­ão profission­al, nos mais variados domínios.

Sete anos após a sua criação, em 2007, por ter mais do que uma área de conhecimen­to mudou de estatuto, passando à Universida­de Privada de Angola (UPRA).

Actualment­e a instituiçã­o administra 14 cursos de licenciatu­ras, um de mestrado em gestão de saúde e vários cursos de extensão universitá­ria. A licenciatu­ra em medicina, surgida há seis anos, conta com novecentos estudantes distribuíd­os ao longo dos seis anos.

O Centro Universitá­rio Politécnic­o Universitá­rio da UPRA vai ser erguido na zona do Bita, município de Belas, em Luanda.

 ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Maquete do futuro Hospital Universitá­rio da UPRA
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Maquete do futuro Hospital Universitá­rio da UPRA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola