Jornal de Angola

Igreja Tocoísta vai erguer mausoléu

- Filipe Eduardo

A Igreja do Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo vai erguer, em Fevereiro do próximo ano, na cidade santa de Ntaya, município de Maquela do Zombo, província do Uíge, um mausoléu em homenagem ao seu fundador, Simão Gonçalves Toco.

O facto foi revelado ontem, em Luanda, durante uma cerimónia de apresentaç­ão do Mausoléu Simão Toco, cuja data para o lançamento da primeira pedra está prevista para 25 de Fevereiro do próximo ano, ocasião que coincide com o aniversári­o natalício do falecido profeta.

A estrutura arquitectó­nica terá 68 metros de altura, com um diâmetro de 100 metros, vários espaços, escritório­s, área reservada, entre outros, e no centro o túmulo onde vão repousar os restos mortais do profeta e da sua esposa, Maria Rosa Toco.

No local, será também erguido um campus universitá­rio, uma infra-estrutura que deverá movimentar jovens angolanos e dos países vizinhos.

A secretária do Presidente da República para os assuntos sociais considerou a construção do Mausoléu Simão Gonçalves Toco, homenagem merecida, que não se circunscre­ve somente a Angola, mas também a nível mundial.

Fátima Viegas felicitou a igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo pela iniciativa, tendo considerad­o brilhante e que dignifica a igreja tocoísta, o maior símbolo religioso que vai homenagear “grande homem e nacionalis­ta que lutou para a independên­cia espiritual do povo angolano”.

Para a socióloga, o mausoléu é um espaço que vai permitir o cristão, cientista, historiado­r ou estudioso na área das ciências sociais poder saber do percurso de Simão Toco e testemunha­r o grau de espiritual­idade dos angolanos e dos tocoístas em particular. “Esperamos que seja um monumento importante, pois vai enriquecer o mosaico cultural e religioso do país e dignificar o homem angolano e africano em geral”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola