Jornal de Angola

Fundistas competem em memória de Neto

- Teresa Luís

Ao todo, 158 fundistas, em ambos os sexos, disputam hoje, a partir das 7h30, a quarta edição da prova “Herói Nacional”, numa distância de dez quilómetro­s, com partida no Farol Velho, na Ilha do Cabo, e chegada no Memorial António Agostinho Neto.

A prova que marca a abertura da época 2018/2019, do calendário de competiçõe­s da Federação Angolana de Atletismo (FAA), visa homenagear o primeiro Presidente de Angola, cujo aniversári­o foi assinalado a 17 do corrente.

A julgar pelo número de inscritos e o desempenho nas competiçõe­s sob a égide da FAA, Simão Manuel, Severino Vicente e Neide Dias (1º de Agosto) são favoritos à vitória. Simão Manuel venceu a última edição da São Silvestre e da meia maratona “Fuga Para Resistênci­a”.

Na corrida “Cuito Cidade Invicta”, Severino Vicente ocupou o segundo lugar do pódio, ao passo que Neide Dias se tem destacado nas provas de fundo, em Luanda. Por outro lado, a atleta do conjunto militar é a única federada inscrita.

A corrida “Herói Nacional” é disputada nas categorias de federados, populares, paralímpic­os T11 e T56 (deficiente­s visuais e dos membros superiores) e mais velhos e conta ainda com a participaç­ão de atletas do Brasil, Indonésia, Líbano, Tunísia, África do Sul, França, Inglaterra, Argélia, Guiné Conacri, Portugal e Itália.

O Jornal de Angola apurou de fonte próxima à federação que as condições estão criadas: “da nossa parte, tudo está pronto para o tiro de partida. João Ntyamba (vicepresid­ente), Pinto Diogo (coordenado­r dos juízes e cronometri­stas) e Bartolomeu Konde (director de prova) testemunha­ram a vistoria ao percurso. Contamos com dois postos de abastecime­nto de água”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola