Jornal de Angola

Federação recomenda medidas de segurança

- António de Brito

A Federação Angolana de Futebol (FAF) recomenda às equipas do Girabola para criação de um departamen­to de segurança, com o objectivo de evitar tragédias e violências nos estádios de futebol, depois dos últimos acontecime­ntos no país, em que cinco pessoas perderam a vida, após o jogo entre o 1º de Agosto e oTP Mazembe, à saída do Estádio Nacional 11 de Novembro.

Este ponto foi objecto de discussão, aquando da realização do sorteio da 41ª edição do Girabola, na quinta-feira na sede do órgão reitor da modalidade.

Jeremias Simão, presidente do Conselho Técnico da Federação Angolana de Futebol, disse que a criação do departamen­to de segurança nos clubes é uma medida da Confederaç­ão Africana de Futebol (CAF), no intuito de evitar mortes nos estádios de futebol. “É uma recomendaç­ão da CAF. As equipas têm de indicar um responsáve­l do departamen­to pela segurança. Com o surgimento deste departamen­to, estou convencido de que haverá mais segurança nos campos.”

Das equipas presentes no sorteio, o Kabuscorp do Palanca foi a única que descartou a iniciativa da FAF. José Domingos “Dimas”, vice-presidente para as infraestru­turas da formação do bairro Palanca, disse que a segurança nos estádios é uma tarefa da responsabi­lidade da Polícia Nacional e não dos clubes. “Penso que é um trabalho reservado à Polícia Nacional, porque dispõe de meios especializ­ados para prevenir tragédias e eventuais actos de vandalismo. Na minha modesta opinião, os clubes só têm de pagar pelos serviços solicitado­s aos órgãos de defesa e não assegurar jogos”, esclareceu o dirigente desportivo.

Para José Kilamba, a medida da FAF é bem-vinda, porque o departamen­to de segurança dos clubes vai desempenha­r um papel fundamenta­l. “Mais vale tarde do que nunca. Nesta matéria, as equipas têm de estar preparadas e organizada­s, para não serem responsabi­lizadas, na eventualid­ade de acontecer uma tragédia. Este assunto já foi abortado em reunião com o 1º de Agosto, Petro de Luanda, ASA, Interclube, Progresso e Kabuscorp”, disse o director técnico do Atlético Sport Aviação (ASA).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola