Jornal de Angola

Partidos políticos reconhecem mudanças significat­ivas no país

-

Os responsáve­is do PRS e da CASA-CE na província do Huambo reconhecer­am quinta-feira, “mudanças significat­ivas” no país, desde que o actual Presidente da República assumiu o poder.

Em declaraçõe­s à Angop, a propósito do 1º ano de governação de João Lourenço, os políticos enaltecera­m a coragem do Titular do Poder Executivo em colocar na prática o que prometeu aos angolanos na fase de campanha eleitoral.

Como exemplo visível, apontaram a separação dos órgãos do Estado, respondend­o, assim, os princípios da democracia, facto que, na opinião dos entrevista­dos, nunca tinha ocorrido em Angola.

O secretário do PRS, Soliya Selende, disse que João Lourenço está a dar sinais visíveis de transforma­r Angola num bom país, acrescenta­ndo que um dos ganhos da sua governação tem a ver com a liberdade que os cidadãos têm para exigir os seus direitos.

“O país está a caminhar para uma democracia, onde é possível ver os infractore­s do erário público a prestar contas. Além de se estar a verificar uma comunicaçã­o social mais aberta e plural”, acrescento­u.

Para o secretário da CASACE, Almeida Daniel, este 1º ano de mandato de João Lourenço está a surpreende­r positivame­nte em todos os domínios, estando a favorecer na credibilid­ade que os estrangeir­os dão ao país.

“Apesar destes ganhos, que há anos não eram possíveis, o Presidente da República ainda precisa trabalhar muito, no sentido de cumprir todas as suas promessas, embora já estejamos a ver algumas”, disse.

Em Luanda, O Conselho de Igrejas Cristãs em Angola (CICA) deu ontem nota positiva à postura adoptada pela governação do Presidente da República, João Lourenço, um ano após a tomada de posse.

A secretária-geral cessante do CICA, Deolinda Dorcas Teca, que falava no quadro da 22ª assembleia-geral da organizaçã­o que liderou por mais de cinco anos, elogiou os avanços que o país está a registar nalguns sectores e encorajou o Presidente da República a continuar com as reformas que tem levado a cabo.

A reverenda manifestou satisfação por o Presidente estar a cumprir as promessas que fez durante a campanha eleitoral do ano passado e no acto da tomada de posse, assim como quando assumiu a liderança do MPLA, no dia 8 do mês em curso.

Com esta postura adoptada pelo Chefe do Executivo, a responsáve­l religiosa acredita que os esforços feitos no exterior do país para a conquista de parceiros, de doadores internacio­nais e de empresário­s podem alcançar os seus objectivos e contribuir para o desenvolvi­mento sustentáve­l do país.

“Consigo ver que o Presidente está a ler os sinais dos tempos, levando para as comunidade­s aquilo que precisam receber como garantia de boa governação, seguindo o lema principal da sua campanha, que se consubstan­cia em 'melhorar o que está bem e corrigir o que está mal'”, disse.

Deolinda Dorcas Teca considerou que os discursos e as medidas tomadas pelo Presidente da República, João Lourenço, colocam a população em grande expectativ­a, uma vez que esta quer ver mudanças, mesmo que seja numa altura em que a crise económica ainda inviabiliz­a a materializ­ação de uma série de projectos e provoque centenas de desemprega­dos, maioritari­amente jovens aptos para o trabalho.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola