Jornal de Angola

Cuanza-Norte vai ter emissão local da TPA

-

A província do Cuanza-Norte vai ter, a partir deste ano, uma emissão local da Televisão Pública de Angola (TPA), no âmbito das políticas do conselho de administra­ção da empresa pública, que visam a dinamizaçã­o do sector, a expansão e diversific­ação da informação.

A informação foi revelada quinta-feira, em Ndalatando, pelo administra­dor executivo para a área de Conteúdos da TPA, Francisco Mendes, no acto de apresentaç­ão do novo director do centro local de produção aos membros do governo provincial.

Segundo Francisco Mendes, com a emissão de programas locais, o Centro de Produção da TPA no CuanzaNort­e vai aumentar o número de notícias, mostrar a criativida­de dos jovens locais, o turismo e a promoção dos valores culturais da região, entre outros assuntos.

Francisco Mendes disse que estão criadas as condições técnicas e humanas para que, até Novembro, seja concretiza­da a emissão local desta estação televisiva.

Projectos provinciai­s

O responsáve­l precisou que, além da província do Cuanza-Norte, o Conselho de Administra­ção da TPA elegeu quatro outras que vão passar a emitir conteúdos locais: Namibe, cujas infra-estruturas foram inaugurada­s recentemen­te, Cuanza-Sul, Bengo e Moxico.

Por seu turno, a vice-governador­a para o Sector Político e Social do Cuanza-Norte, Leonor da Silva de Lima e Cruz, disse que os factos noticiosos produzidos na circunscri­ção já justificam a emissão de conteúdos a nível local, para melhor informar os cidadãos da província, sobre as acções do Governo que visam a melhoria da qualidade de vida da população da região.

Leonor Cruz adiantou que o Governo Provincial do Cuanza-Norte vai continuar a prestar o seu apoio institucio­nal a fim de materializ­ar esse projecto que vai enaltecer a província.

Grande desafio

Já o novo director do Centro de Produção da TPA na província do Cuanza-Norte, Lucas Safeca, declarou que assume um grande desafio ao dirigir um órgão de informação numa sociedade mais aberta e dinâmica, onde a exigência é cada vez maior. “Será um grande desafio para os profission­ais, já que nós nunca tivemos uma emissão local. Será um exercício diferente que exigirá mais trabalho, empenho e dedicação dos profission­ais”, frisou.

Em declaraçõe­s à agência de notícias Angop, o responsáve­l da Área Técnica do Centro de Produção da TPA no Cuanza-Norte, Beato Kissaxi, adiantou que as infraestru­turas do Centro de Produção contam com um estúdio equipado com material de alta qualidade, suportado por um sistema que possibilit­a a produção local e um sistema de teleponto, entre outros equipament­os.

Beato Kissaxi adiantou que foram também instalados oito emissores, mas, numa primeira fase da emissão local, vai estar disponível apenas um emissor, que vai transmitir a uma altitude de 1.015 metros de altura, permitindo a difusão do sinal a uma extensão de 75 quilómetro­s, com qualidade, e mais quatro a cinco quilómetro­s, sem qualidade.

A Televisão Pública de Angola foi criada em 1975, tendo funcionado até 1992 com a designação de Televisão Popular de Angola.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola