Jornal de Angola

Parlamento Europeu debate sobre Brexit

-

O Parlamento Europeu (PE) inicia amanhã uma sessão plenária marcada pelo debate, no dia seguinte, sobre o Conselho Europeu de Outubro, decisivo para o processo do “Brexit”.

Na terça-feira, o PE vai debater com o Conselho da União Europeia (UE) e a Comissão Europeia os assuntos na agenda da próxima cimeira dos líderes europeus, que será centrada no “Brexit”, cujas negociaçõe­s estão num impasse, na migração e na segurança interna.

Na recente cimeira europeia informal, em Salzburgo, na Áustria, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk indicou que a proposta apresentad­a por Londres para as futuras relações comerciais com a União Europeia “não vai funcionar”, indicando Outubro como prazo para fechar o acordo do “Brexit”.

“Apesar de haver elementos positivos na proposta “Chequers” (apresentad­a pelo Governo britânico), o quadro sugerido para a cooperação económica não vai funcionar”, disse Tusk no dia 20. No dia seguinte, a primeira-ministra britânica, Theresa May, reiterou que o Reino Unido prefere “divorciar-se” sem acordo do que com um mau acordo.

O Conselho Europeu de 18 de Outubro foi fixado por Tusk como“omomentoda­verdade”.

Na quarta-feira, os eurodeputa­dos vão discutir as medidas que devem ser tomadas para ajudar as autoridade­s locais e regionais no acolhiment­o dos refugiados no Mediterrân­eo, nomeadamen­te a integração das crianças em escolas e o acesso a cuidados de saúde.

Também na quarta-feira é votada uma resolução que aborda a criação de uma agenda da UE para as zonas rurais, montanhosa­s e isoladas, pedindo ao PE para que seja consagrada especial atenção a estas zonas em termos de coesão económica, social e territoria­l e no âmbito do próximo período de programaçã­o financeira.

 ?? DR ?? Presidente da Comissão Europeia, Donald Tusk
DR Presidente da Comissão Europeia, Donald Tusk

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola