Jornal de Angola

EUA fecham consulado na cidade de Bassorá

-

Os Estados Unidos anunciaram o encerramen­to do seu consulado em Bassorá, após manifestaç­ões naquela cidade do sul do Iraque, invocando “ameaças” que atribuíram ao Irão.

“Tendo em conta as ameaças cada vez mais numerosas e específica­s e a incitação a ataques ao nosso pessoal e instalaçõe­s no Iraque, ordenei a retirada temporária do pessoal diplomátic­o”, indicou o chefe da diplomacia norteameri­cana, Mike Pompeo em comunicado.

Segundo Pompeo, as ameaças “emanam do Governo iraniano, do corpo dos Guardas da Revolução e de milícias “ajudadas, controlada­s e dirigidas” pelo chefe da força Qods, Ghassem Soleimani.

Foi decidida a “saída ordenada” de todo o pessoal norte-americano do consulado geral de Bassorá, precisou a porta-voz do departamen­to de Estado, Heather Nauert, acrescenta­ndo que os serviços consulares serão assegurado­s pela Embaixada dos Estados Unidos em Bagdad.

Paralelame­nte ao encerramen­to do consulado, o departamen­to de Estado publicou um novo aviso aos norte-americanos que viajam para o Iraque, prevenindo­os de que a capacidade das autoridade­s para os socorrer em caso de urgência “está extremamen­te limitada”.

“Fiz saber claramente ao Irão que os Estados Unidos retaliarão prontament­e e de forma adequada a qualquer ataque” contra edifícios norte-americanos.

Em meados de Setembro, a Casa Branca tinha já avisado que responsabi­lizaria o Irão por qualquer acção violenta no Iraque perpetrada pelas milícias.As autoridade­s iraquianas lamentaram a decisão dos Estados Unidos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola