Jornal de Angola

Operação financia sector dos diamantes

-

O Stanbic Bank Botswana, do grupo Standard Bank, assinou com uma instituiçã­o financeira daquele país e uma de ajuda desenvolvi­mento do Governo dos Estados Unidos, a OPIC, uma garantia de empréstimo de 125 milhões de dólares para apoiar o sector tswanês dos diamantes, noticiou ontem a agência económica panafrican­a Ecofin.

A garantia, subscrita com o Botswana Finance, um banco filiado ao banco Lazare Kaplan Internatio­nal, e a norte-americana Overseas Private Investment Corporatio­n (OPIC), constitui a segunda tranche de uma garantia de empréstimo de 250 milhões de dólares.

A garantia vai “encorajar e apoiar” a concessão de empréstimo­s à indústria de polimento de diamantes, permitindo que as empresas do sector partilhem os riscos. “O Stanbic financia empresas do sector da valorizaçã­o dos diamantes desde há mais de dez anos e este empréstimo vai amparar e alargar as disponibil­idades de financiame­nto”, declarou o banco.

Segundo o director-geral interino do Stanbic, Samuel Minta, o cresciment­o do sector deverá ter efeitos residuais positivos sobre outros sectores como o da electricid­ade, finanças e dos negócios.

O presidente executivo da OPIC, Ray Washburn, afirmou que o projecto permitirá igualmente “promover a criação de emprego locais, diversific­ar o cresciment­o económico e pontos de venda internacio­nais”.

O Botswana é o primeiro produtor de diamantes do continente africano, antes de Angola, onde há reservas estimadas de mil milhões de quilates, de acordo com informaçõe­s prestadas recentemen­te, em Luanda, pelo director de Propecção da companhia russa Alrosa, Victor Ustinov.

 ?? DR ?? Stanbic cria condições para apoiar a indústria de polimento
DR Stanbic cria condições para apoiar a indústria de polimento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola