Jornal de Angola

Governo licita bloco

-

O Governo brasileiro arrecadou 6,8 mil milhões de reais (cerca de 495 mil milhões de kwanzas) em prémios de assinatura de quatro blocos de áreas para exploração de petróleo no pré-sal, num leilão realizado esta sexta-feira.

Doze das principais petrolífer­as do mundo participar­am no leilão que se realizou num hotel na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro para a concessão de contratos de partilha de produção para exercício das actividade­s de exploração e produção de petróleo e gás natural nos blocos de Saturno, Titã, Pau-Brasil e Sudoeste de Tartaruga Verde, localizada­s em águas profundas das bacias de Campos e Santos, entre o litoral dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

Pré-sal são as grandes reservas de petróleo descoberta­s em águas ultra-profundas na costa, abaixo de uma camada de sal de dois quilómetro­s de espessura.

O bloco de Saturno, o mais disputado e com licitações mais altas, foi arrematado pela anglo-holandesa Shell (50 por cento) e a norte americana Chevron (50 por cento), que ofereceram excedente de óleo ao Governo brasileiro de 70,20 por cento.

O bloco Titã foi ganho pelo consórcio da gigante norteameri­cana ExxonMobil (64 por cento) e pela petrolífer­a do Qatar QPI (36), que ofereceram excedentes de óleo de 23,49 por cento.

O direito de explorar o bloco Pau Brasil e Sudeste foi adquirido pela pela BP Energy (50 por cento), a colombiana Ecopetrol (20) e a chinesa CNOOC Petroleum (20), que ofereceram 63,79 por cento da produção de óleo excedente ao Governo brasileiro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola