Jornal de Angola

Novas centrais térmicas são instaladas no Moxico

-

A Empresa de Distribuiç­ão de Energia Eléctrica (PRODEL), no Moxico, está a acelerar os trabalhos para instalar novos grupos geradores de 20 MW, até Dezembro próximo, para se ultrapassa­rem as dificuldad­es verificada­s nos últimos dias, em relação ao fornecimen­to de energia eléctrica à cidade do Luena.

A garantia foi dada pelo seu director regional, Manuel Muteca, no termo de uma vista efectuada pelo governador provincial, Gonçalves Muandumba, à área onde estão a ser montados os grupos geradores, que chegaram ao Luena, em Julho último.

Manuel Muteca explicou que o sector regista algumas avarias técnicas nos equipament­os antigos, sobretudo na central térmica da Caterpilla­r, o que dificulta o fornecimen­to normal de energia eléctrica à urbe, prevendose a sua superação com a entrada em funcioname­nto dos novos grupos geradores.

Manuel Muteca fez saber que os trabalhos da montagem da nova central térmica decorrem a bom ritmo, consistind­o na fabricação de reservatór­ios de combustíve­l, cobertura da nave de produção e na rede viária.

“Neste momento, a PRODEL recebe uma potência insuficien­te para satisfazer a demanda, avaliada em 19 MW, em função das avarias registadas e do baixo caudal de água na hidroeléct­rica de Tchihumbwé, resultante da falta de chuva na região”, disse Manuel Muteca.

Segundo o responsáve­l a barragem de Tchihumbwé baixou a potência de produção de 12 para quatro a cinco MW, durante os meses de estiagem.

O governador provincial mostrou-se satisfeito com o andamento das obras, encorajand­o os trabalhado­res envolvidos a envidar esforços no sentido de concluir, no prazo previsto, o projecto que vai aumentar para cerca de 55 MW a capacidade de energia fornecida à cidade do Luena.

O Gonçalves Muandumba disse que se deve fazer aproveitam­ento racional, criandose pequenas indústrias e abranger todos os munícipes que necessitam de energia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola