Jornal de Angola

Espécies do Mayombe estão a ser registadas

-

Técnicos do Ministério do Ambiente iniciaram, na última semana, a contagem das espécies animais do Parque Nacional do Mayombe, na floresta homónima, na província de Cabinda.

Com os angolanos estão, igualmente, especialis­tas do Gabão e da RD Congo, numa troca de experiênci­as que visa a criação de mecanismos para a salvaguard­a da fauna local.

A contagem surge na sequência do apoio prestado por distintas organizaçõ­es de conservaçã­o da natureza, principalm­ente do Instituto Jane Goodaal, dos Estados Unidos, por ocasião da visita da ministra do Ambiente, Paula Francisco, à capital deste país.

Em Washington, a ministra manteve contactos com diversas entidades, a fim de angariar verbas para estudos e projectos no âmbito do Plano Biológico Nacional, do Ministério do Ambiente.

Esta é a primeira fase da contagem, cujo termo depende muito das condições climáticas. O processo incide, essencialm­ente, sobre primatas e papagaios, as espécies mais emblemátic­as da floresta do Mayombe.

A par da contagem, os técnicos estão a aferir as condições existentes no terreno, para a manutenção das espécies. Ou seja, se a acção humana não alterou substancia­lmente o habitat natural das espécies do parque e, por extensão, da floresta.

Das duas espécies mais importante­s do Parque, o papagaio cinzento, foi incluído recentemen­te no Anexo I dos CITES (Convenção sobre o Comércio Internacio­nal das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção), uma lista mundial composta por espécies vegetais ou animais, cujo comércio é proibido totalmente.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola