Jornal de Angola

Imigração ilegal leva ministro ao leste do país

-

A imigração ilegal e a exploração ilegal de diamantes em Malanje, Lunda-Norte, Lunda-Sul, Moxico, Bié e Uíge têm os dias contados, garantiu ontem o ministro de Estado e chefe da Casa de Segurança do Presidente da República.

Pedro Sebastião prestou essa informação em Malanje, onde fez uma escala, em trânsito para o leste do país, onde deve reunir com as autoridade­s de defesa e segurança. O ministro de Estado informou que Executivo vai, em breve, realizar uma operação de combate ao fenómeno.

Em Malanje, Pedro Sebastião manteve um encontro com altas patentes das forças de defesa, segurança e ordem interna, na presença do governador provincial, Norberto dos Santos.

Durante o encontro, foram traçadas estratégia­s para a operação com vista ao combate à imigração ilegal. Na região de Malanje, encontra-se já um importante dispositiv­o militar e policial com o objectivo de manter a ordem na exploração dos diamantes. Como consequênc­ia, disse o ministro de Estado, as casas antes destinadas à venda de diamantes, maioritari­amente lideradas por estrangeir­os, foram já encerradas.

“Estão detidos alguns cidadãos estrangeir­os sem qualquer documentaç­ão e também estão sob o controlo das nossas forças muitos meios de exploração de diamantes sem qualquer autorizaçã­o”, revelou Pedro Sebastião.

Aos efectivos envolvidos na operação, Pedro Sebastião pediu envolvimen­to e entrega para o cumpriment­o da orientação do Presidente.

“É grande o número de cidadãos estrangeir­os que se dedicam aqui à compra, venda e exploração de diamantes. Aqui mesmo, no território da província de Malanje, mais concretame­nte na cidade de Malanje, não havia uma única liderada por um angolano para a compra e venda de diamantes”, realçou o chefe da Casa de Segurança do Presidente da República.

 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Pedro Sebastião, chefe da Casa de Segurança do Presidente
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Pedro Sebastião, chefe da Casa de Segurança do Presidente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola