Jornal de Angola

Vulcão em erupção ameaça a população da ilha de Lawesi

Após os dois sismos seguidos de tsunami, que matou mais de 1400 pessoas, um vulcão com colunas de cinzas de seis metros de altura (19.600) pés volta a colocar em perigo a vida das populações da ilha

-

Depois de ter sido devastada por um tsunami e por dois sismos, a Indonésia enfrenta agora a “fúria” de um vulcão em erupção.

O Soputan, localizado no braço norte da ilha de Sulawesi, entrou em actividade e lançou sobre os céus da Indonésia uma enorme nuvem de cinzas.

De acordo com o Centro de Vulcanolog­ia e Mitigação Geológica de Desastres, tal como descreve a Forbes, já foi activado o alerta laranja.

O programa de Aplicação de Mitigação e Avaliação de Áreas Geoambient­ais inicialmen­te indicou que a coluna de cinzas havia atingido uma altura de cerca de 4.000 metros (13.000 pés) logo após o início da erupção. Mas rapidament­e essa informação foi revista, sendo alterada para pelo menos 6.000 metros (19.600 pés). Não resulta claro, ainda, para as autoridade­s qual será a duração da actividade do vulcão e qual a gravidade das consequênc­ias para uma ilha que foi devastada recentemen­te e onde já perderam a vida mais de 1400 pessoas. Ainda não foram retirados os habitantes da região.

Sismo e tsunami

Novo balanço da Agência Nacional de Gestão de Desastres da Indonésia dá conta de pelo menos 1.407 mortos e 2.500 feridos graves.

O número de mortos na Indonésia continua a subir. Segundo o último balanço feito pela Agência Nacional de Gestão de Desastres, há registo de pelo menos 1.407 vítimas mortais causadas pelo sismo de magnitude 7.5 na escala de Richter seguido de tsunami. O número de feridos graves subiu para 2.500.

O balanço ainda é provisório, uma vez que os serviços de emergência continuam as operações de socorro.

Enquanto as equipas de emergência prosseguem o seu trabalho, a ajuda começa a chegar ao país. Esta quartafeir­a, o Governo australian­o ofereceu uma ajuda de 3.1 milhões de euros destinados a cuidados de saúde de emergência durante o período inicial de 21 dias.

O Presidente indonésio, Joko Widodo, visitou a província de Sulawesi e garantiu que a ajuda humanitári­a já começou a chegar.

 ?? DR ?? As autoridade­s ainda não se pronunciar­am sobre a gravidade deste novo fenómeno
DR As autoridade­s ainda não se pronunciar­am sobre a gravidade deste novo fenómeno

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola