Jornal de Angola

Embaixador da Itália elogia política de vistos

-

O embaixador da Itália em Angola, Cláudio Miscia, elogiou a política de vistos que o Executivo está a desenvolve­r para a promoção de uma maior abertura ao mundo, incentivo ao investimen­to estrangeir­o e desenvolvi­mento do turismo.

Numa visita a Edições Novembro, detentora dos títulos Jornal de Angola, Desportos, Economia & Finanças, Cultura e Artes e Metropolit­ano, o diplomata lembrou que a cooperação entre os dois países tem um respaldo histórico digno de realce e que, apesar de uma ou outra situação, as relações bilaterais “são boas.”

Teceu, igualmente, elogios ao modo como se deu a transição política no país e à forma como se tem operado a abertura da comunicaçã­o social e a consequent­e liberdade de imprensa e expressão. “Vejo os noticiário­s e o modo como os jornais e rádios estão a proceder revelam um grande sinal de abertura”, sublinhou.

Com passagens anteriores pela Suíça, Macedónia e Argentina, como embaixador, Cláudio Miscia disse notar sinais que se encaminham para o cresciment­o económico do país, não obstante a crise que atravessa nos últimos anos.

O diplomata saudou o facto de haver um assinaláve­l esforço das empresas angolanas para importarem máquinas da Itália, para o sector agrícola.

Com a petrolífer­a italiana ENI a operar em Angola desde os anos 80, o embaixador fala na possibilid­ade de novas empresas de diversos sectores se juntarem às que já existem no país e anunciou a criação, embreve,daCâmarade­Comércio Angola e Itália para facilitar e agilizar os processos de investimen­to de ambas partes.

Há dois anos em Angola, Cláudio Miscia disse haver alguma dificuldad­e da parte das empresas italianas em operar no país, essencialm­ente pela dívida que já abeira os 100 milhões de euros e a dificuldad­e cambial, que afecta a transferên­cia de dividendos. Apesar disso, minimiza o quadro e sublinha que isso não é bastante para afectar as relações de cooperação firmadas há décadas.

Para ele, o momento é para identifica­r novos sectores para dar qualidade à cooperação. O embaixador considerou que Angola tem potencial para fazer crescer o sector turístico, porque “tem maravilhos­os pontos” para a concretiza­ção do turismo da natureza, mar e sol. Mas diz ser fundamenta­l preparar as condições necessária­s para o efeito, com realce para segurança, saúde, vias de comunicaçã­o e serviços eficientes.

Durante a visita ao Jornal de Angola, o embaixador manifestou satisfação pela qualidade da publicação e revelou que lê este diário todos os dias. Numa visita guiada pelo administra­dor para a Área de Conteúdos, Caetano Júnior, o embaixador ficou a conhecer melhor o processo de produção do Jornal de Angola.

 ?? VASCO GUIWHO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Diplomata Cláudio Miscia
VASCO GUIWHO | EDIÇÕES NOVEMBRO Diplomata Cláudio Miscia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola