Jornal de Angola

Angola e Coreia do Sul traçam metas comuns

Dois novos líderes de ambos os países estão a empreender reformas para o relançamen­to da cooperação multilater­al

-

O embaixador da Coreia do Sul em Angola, Kim DongChan, considerou, terça-feira, em Luanda, que as relações de cooperação entre os dois países registam um novo impulso, na sequência das reformas económicas e políticas em curso nos dois Estados.

Kim Dong-Chan, que falava numa recepção por ocasião do Dia Nacional da República da Coreia, assinalado terçafeira, afirmou que os dois novos líderes, de Angola e do seu país, estão a empreender reformas positivas que relançarão o nível de cooperação entre as duas nações.

“Agora dirigidos pelas novas lideranças dos presidente­s Moon (da Coreia do Sul) e Lourenço (de Angola), voltadas para a reforma nos nossos países, tenho a certeza de que esse valor compartilh­ado dará um tremendo impulso às nossas relações, reforçando ainda mais a nossa amizade de 26 anos”, avançou o diplomata. Kim Dong-Chan disse esperar que, até 2022, os dois Estadistas possam encontrar-se e reunir-se numa cimeira e, consequent­emente, apertar as mãos para reafirmare­m a amizade e perspectiv­arem um futuro melhor para os seus povos.

Apoio a Angola

A Coreia do Sul tem apoiado Angola na implementa­ção de projectos de ajuda ao desenvolvi­mento, no sentido de alcançar o seu potencial económico.

Segundo o embaixador Kim Dong-Chan, o Governo do seu país “não poupará esforços a fim de contribuir para a diversific­ação económica de Angola.”

O diplomata congratulo­use com a recente reactivaçã­o do projecto de irrigação no Sumbe, a finalizaçã­o de um outro de aquicultur­a no Ramiros, bem como a conclusão da segunda fase, até final do ano, das obras de construção de uma escola de formação profission­al em Lucala, no Cuanza-Norte, financiado­s pelo Governo coreano.

Ambos países cooperam em diversas áreas como a indústria, pesca, agricultur­a, cultura, educação e ensino, formação profission­al e no domínio diplomátic­o.

O embaixador aproveitou a ocasião para agradecer o contributo de Angola no processo que visa o alcance da paz e a desnuclear­ização da península coreana.

O volume de trocas comerciais entre Angola e a Coreia do Sul, no ano passado, situouse em 200 milhões de dólares, com destaque para a importação e exportação de pescado, automóveis, instrument­os electrónic­os e informátic­os, além de petróleo e produtos derivados. Nacionalis­ta e militante histórico do MPLA morreu segunda-feira

Ambos países cooperam em diversas áreas como a indústria, pesca, agricultur­a, cultura, educação e ensino, formação profission­al e no domínio diplomátic­o

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Diplomacia tem sido actuante na intensific­ação do intercâmbi­o com países estratégic­os
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Diplomacia tem sido actuante na intensific­ação do intercâmbi­o com países estratégic­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola