Jornal de Angola

Tiroteio causa três mortos e dois feridos em Bangui

-

Um tiroteio no bairro muçulmano e de comércio PK5, na capital da República CentroAfri­cana, provocou ontem três mortos e dois feridos, segundo fontes hospitalar­es e habitantes.

Na origem do tiroteio, que ocorreu no início da manhã, esteve uma altercação entre um membro de um grupo de autodefesa de Nimery Matar Djamous, também conhecido por Force, e homens armados não identifica­dos. “As lojas do mercado fecharam e as pessoas fecharam-se em casa”, declarou à France-Press um habitante do bairro.

O PK5, pulmão económico da capital centro-africana, é o bairro onde habita a maioria dos muçulmanos de Bangui. As últimas trocas de tiros, com mortos, ocorreram em Abril.

Neste mês, o PK5 foi palco de confrontos violentos que provocaram dezenas de mortos que se propagaram às imediações do bairro, designadam­ente com combates em torno de uma Igreja Católica, em 1 de Maio, que provocaram, pelo menos, 24 mortos e 170 feridos.

A República Centro-Africana caiu no caos e na violência em 2013, depois do derrube do ex-Presidente François Bozizé por vários grupos juntos na designada Séléka (que significa coligação na língua franca local), que suscitou a oposição de outras milícias, agrupadas sob a designação anti-balaka. O conflito neste país já provocou 700 mil deslocados e 570 mil refugiados e colocou 2,5 milhões de pessoas a necessitar­em de ajuda humanitári­a.

O Governo do Presidente Faustin Touadera, um antigo primeiro-ministro que venceu as presidenci­ais de 2016, controla cerca de um quinto do território. O resto é dividido por mais de 15 milícias que, na sua maioria, procuram obter dinheiro através de raptos, extorsão, bloqueio de vias ,roubo de gado, minerais (diamantes e ouro).

 ?? DR ?? O país caiu num caos em 2013, após o derrube de Bozizé
DR O país caiu num caos em 2013, após o derrube de Bozizé

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola