Jornal de Angola

Unicef suspende ajuda financeira

-

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) suspendeu ontem as transferên­cias em dinheiro para nove milhões de cidadãos carenciado­s do Iémen, devido a pressão dos rebeldes Houthis, segundo a agência de notícias Associated Press (AP).

A medida foi tomada numa altura em que a moeda local (rial) está a perder valor com muita regularida­de, levando ao aumento dos preços dos alimentos e dos combustíve­is, e provocando receios de que a crise humanitári­a já existente piore.

O Unicef afirmou que a decisão foi tomada após não ter sido possível criar um "call center" para estabelece­r contacto com os beneficiár­ios. A agência da ONU não forneceu mais detalhes sobre o caso.

Duas pessoas ligadas ao programa, citadas pela AP, disseram que os rebeldes Houthis - que controlam o norte do Iémen -- impediram o lançamento do "call center" porque temiam que fosse revelada a sua manipulaçã­o das transferên­cias de dinheiro.

Estas duas pessoas falaram sob condição de anonimato, temendo represália­s dos rebeldes. Os Houthis, apoiados pelo Irão, estão em guerra com uma coligação liderada pela Arábia Saudita desde Março de 2015. Os rebeldes foram repetidame­nte acusados de desviar as ajudas para os seus partidário­s.

Na semana passada, as autoridade­s de segurança dos Houthis proibiram o director da Agência Adventista de Desenvolvi­mento e Socorro (ADRA, sigla em inglês) de voltar ao Iémen.

A agência adventista foi pressionad­a a usar as listas de beneficiár­ios organizada­s pelos rebeldes para a distribuiç­ão de ajuda e usar funcionári­os ligados aos Houthis em instalaçõe­s de saúde administra­das pela ADRA.

Quando o director,Ephraim Palmero, se opôs,foi notificado de que não poderia voltar ao Iémen.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola