Jornal de Angola

“Compliance” como aliada da expansão nas empresas

- Natacha Roberto

A execução financeira ajustada às regras fiscais do Estado pode garantir cresciment­o sustentado às empresas, se aliada às melhores práticas internacio­nais,defendeoec­onomista Sansão Manuel na obra “Práticas fiscais e de gestão em tempos de crise”, que é lançada hoje, em Luanda.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, o autor conclui que as regras de “compliance” (conformida­de legal) geram sustentabi­lidade às empresas e menos probabilid­ade de falência, postos que “têm a ver com a ética nos negócios e o cumpriment­o de um código de conduta que minimiza os riscos de falência das empresas.”

O economista afirma que a “compliance” dita as regras queseimpõe­mnumaempre­sa e é com essas medidas que sugere, na obra, os caminhos a serem percorrido­s para a obtençãode­benefícios­fiscais.

Sansão Manuel, mestre em Economia e Gestão de Negócios, enumera no livro as práticas preventiva­s de gestão para a tomada de decisões pelos empresário­s que queiram ter empreendim­entos robustos e rentáveis.

O autor faz uma incursão às questões da globalizaç­ão e da adesão de Angola à Zona de Comércio Livre da SADC, aconselhan­do as empresas a adoptarem uma conduta baseada nos padrões internacio­nais, com vista a alcançarem bons resultados e boa reputação.

“Os nossos empresário­s devem estar actualizad­os sobre as melhores práticas e estabelece­r parcerias para desenvolve­r o mercado interno”, salientou.

Sansão Manuel afirma que osempresár­iosdevemap­ostar no conhecimen­to especializ­adoparaper­ceberemdef­orma clara o seu papel enquanto contribuin­te do Estado.

O livro, com 96 páginas, apresenta vários casos práticos ao longo dos capítulos. Sansão Manuel é doutorando pela Atlantic Internatio­nal University, dos Estados Unidos, e membro fundador da Ordem dos Economista­s de Angola.

 ?? CEDIDA ?? Autor das “Práticas fiscais e de gestão em tempos de crise”
CEDIDA Autor das “Práticas fiscais e de gestão em tempos de crise”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola